ELEIÇÕES 2022: Mundo reage à eleição de Lula, que recebe inúmeras mensagens de dirigentes internacionais

O presidente da França, Emmanuel Macron, foi o primeiro a felicitar Lula pela vitória. FOTO: Reprodução.

MANAUS – |A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil, no último domingo (30), foi alvo de eloquentes manifestações dos mais importantes dirigentes em todos os quatro continentes. De Joe Biden (EUA) a Emmanuel Macron (França), as congratulações não param de chegar ao presidente eleito.

Da Noruega, por exemplo, chegou rapidamente a informação de que será retomada a ajuda financeira, por meio do Fundo de Preservação da Floresta Amazônica, de R$ 2,5 bilhões. Esses recursos estavam travados durante o governo Bolsonaro. A notícia veio por meio do ministro norueguês de Meio Ambiente, Espen Barth Eide.

Lula afirmou no domingo (30), após o anúncio de sua vitória no segundo turno da eleição presidencial, que o Brasil está disposto a ter um papel de vanguarda contra a mudança climática e destacou que o planeta precisa de uma “Amazônia viva”.

O tom das mensagens é, quase sempre, de esperança e de retomada das boas relações entre os países, afinidade na questão ambiental especialmente nas questões climáticas e, ainda, as soluções de paz.  

Entre os líderes mundiais também se destacam: Gustavo Petro, presidente da Colômbia; Luis Arce, presidente da Bolívia; Andrés Manuel López Obrador, presidente do México;  Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para Negócios Estrangeiros; Luis Lacalle Pou, presidente do Urugai, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá; António Costa, primeiro-ministro de Portugal; Gabriel Boric Font, presidente do Chile; Alberto Fernández – presidente da Argentina; Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba; Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha Heiko Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil; Embaixada da China no Brasil.

Macron, além de publicar uma mensagem bastante otimista com a eleição do petista, fez questão de ligar, na manhã desta segunda-feira, para Lula e registrou o momento em suas redes sociais. Já o presidente da Argentina já está no Brasil e manteve encontro com Lula ainda pela manhã.

Bolsonaro não se pronuncia – Até às 18h desta segunda-feira (horário Manaus), o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se pronunciado sobre a vitória de seu adversário, gerando um clima de inquietação. Todas as instituições e lideranças já manifestaram o reconhecimento do resultado das urnas, entre eles, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado (que também é presidente do Congresso), governadores eleitos e aliados do presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui