ELEIÇÕES 2022: Eleitores de Manaus terão transporte gratuito, mas interior não tem estratégia definida

O transporte gratuito estará funcionando de 4h às 18h em toda a cidade no dia da votação. FOTO: Reprodução.

REDAÇÃO


MANAUS – |Os mais de 1,4 milhão de eleitores de Manaus poderão contar com serviço público de transporte gratuito, no segundo turno das eleições, que acontece domingo (30). No entanto, para os municípios do interior, onde o acesso às urnas já é difícil em função da situação geográfica, agora agravada pela estiagem que atinge 58 municípios em menor ou maior grau, não há qualquer estratégia definida para facilitar o acesso da outra metade dos eleitores amazonenses (aproximadamente 1,2 milhão).

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), no domingo da eleição de 2º turno, haverá gratuidade, das 4h às 18h. O sistema de Transporte Coletivo vai operar com 1.145 carros distribuídos em 216 linhas, em todos os bairros e zonas da cidade.

O CANAL TRÊS entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral e com o Governo do Estado para saber se havia alguma estratégia traçada para facilitar a vida do eleitor que está no interior do Amazonas, enfrentando as dificuldades trazidas pela estiagem. Nenhum dos dois apresentou um planejamento ou estratégia para enfrentar a situação.

Cabe dizer que, em geral, a gratuidade do transporte é garantida por meio de um acordo ou parceria firmada entre os tribunais regionais e as prefeituras ou concedente do transporte público local. No caso do interior, grande parte das regiões afetadas pela seca está localizada em comunidades onde não há esse tipo de serviço público.

Abstenções – A ausência de uma estratégia para o transporte legal de eleitores do interior do estado pode aumentar o nível de abstenções no segundo turno. No Amazonas ela já foi alta no primeiro turno, com 524.501 eleitores que estavam aptos a votar deixando de ir às urnas. O percentual de 20,10% de abstenções é maior que o registrado nas últimas eleições (2018) e um pouco maior que a média nacional (20,09%)

De acordo com a Defesa Civil do Estado, três municípios – Tefé, Benjamin Constant e Uarini – estão em situação de emergência, 39 em situação de alerta e 18 em atenção, por conta da estiagem – vazante dos rios, ou seca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui