MANAUS – |Nesta sexta-feira (23) é comemorado o Dia do Sorvete, delícia que coleciona apreciadores em todo o mundo. Para quem adora experimentar novos sabores, a chef Juliana Faingluz, do restaurante Marimari, desenvolveu uma linha de sorvetes artesanais, com receitas que surpreendem. O restaurante faz parte do complexo do Pátio Gourmet da Morada do Sol, na avenida Via Láctea, 825, Aleixo.
Toda semana são disponibilizados dois sabores de sorvetes, o que proporciona diferentes experiências gastronômicas sempre que as pessoas visitam o restaurante. As receitas criadas pela chef Juliana são artesanais e combinam ingredientes tradicionais e regionais.
Entre os sabores disponíveis estão tucumã com iogurte e coco queimado, castanha com gengibre, cumaru, cajá, brownie com caramelo e chocolate Nakau. “Novos sabores estão sempre sendo testados para que as pessoas que nos visitam possam ter sempre novidades e se surpreendam”, destacou a chef.
História – O Dia do Sorvete foi criado pela associação que representa o setor da indústria desse alimento no Brasil. O objetivo é promover o produto, aproveitando o início da primavera e dos dias mais quentes do ano.
Como em várias receitas famosas não se sabe a origem exata do sorvete, mas estudos mostram que o produto pode ter sido criado na China há quatro mil anos, a partir da mistura de leite e arroz congelado. No século XIII, o explorador Marco Polo levou a descoberta para a Itália, onde o produto ganhou fama. No Brasil, a primeira sorveteria foi criada em 1835, quando um navio americano com 200 toneladas de gelo em blocos aportou no Rio de Janeiro. Dois comerciantes compraram o carregamento e começaram a vender sorvete de frutas.