DIA D: Vacinação contra Influenza e Sarampo terá 508 pontos disponíveis para a população

As vacinas para crianças também poderão ser atualidadas no Dia D. FOTO: Camila BatistaQ Semsa.

 MANAUS – | O ‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza e Sarampo será no próximo sábado (14). Em Manaus, serão abertos 508 pontos de vacinação, entre eles as unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e outros locais de grande fluxo de pessoas como igrejas, supermercados, shoppings, padarias, feiras, lanchonetes e farmácias. A população pode escolher o local de vacinação mais próximo consultando a lista completa no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou nas redes sociais (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).

A mega-ação irá envolver quase 1,5 mil profissionais de saúde e, além dos pontos fixos, haverá postos volantes que irão percorrer áreas com vazios assistenciais na cidade e atender os acamados.

A vacina contra o sarampo (tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola) poderá ser tomada por trabalhadores da saúde, tanto da rede pública quanto privada, e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Já o público-alvo da vacina contra a influenza (trivalente, eficaz contra três tipos de cepas de vírus em combinação, o H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria) inclui crianças de 6 meses a menores de 5 anos; idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; grávidas (de qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto), professores (redes pública e privada) e povos indígenas aldeados.

O público deve apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação com foto para receber o imunizante. A Semsa orienta, ainda, que os professores e trabalhadores da saúde apresentem crachá, carteira de trabalho ou contracheque para comprovar o vínculo empregatício na área. As grávidas e puérperas devem apresentar o cartão de pré-natal.

A meta é imunizar 90% de um público estimado em 455.143 pessoas contra a influenza, que integram os sete grupos prioritários monitorados pelo Ministério da Saúde. Já em relação ao sarampo, a meta é alcançar 95% do público-alvo estimado em 216.407 pessoas, sendo 159.789 crianças de seis meses a menores de 5 anos, e 56.618 trabalhadores da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui