DESMATAMENTO – Em visita a Manaus, presidente da Alemanha anuncia R$ 200 milhões para Fundo Amazônia

O país europeu já financia a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã, que monitora as condições climáticas da região. Foto: Diego Peres / Secom

O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, em visita a Manaus nesta segunda-feira (2/01), anunciou que o país europeu vai liberar 35 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões), para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito no Teatro Amazonas, durante reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima. O recurso deve ser utilizado em projetos para reduzir o desmatamento na região.

O Fundo Amazônia estava parado há três anos e foi retomado no primeiro dia de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Steinmeier está visitando o Brasil e, no Amazonas, veio conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio da Alemanha, segundo informações do Governo do Amazonas.

Uma dessas ações é a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã, que faz o monitoramento das condições climáticas da região. O projeto é desenvolvido por pesquisadores brasileiros e alemães.

O Fundo Amazônia está parado desde abril de 2019, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu colegiados que faziam parte do Fundo Amazônia. A Alemanha é o maior parceiro socioambiental do Brasil. A Noruega é o maior doador do Fundo Amazônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui