Dançar é uma forma gostosa para manter saúde física e mental em todas as idades

A atividade é considerada sociável, democrática e traz diversos benefícios. FOTO: Divulgaçao.

MANAUS – | Nesta sexta-feira (29), é comemorado o Dia Internacional da Dança. A atividade oferece inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Nas academias, as aulas de dança estão entre as mais procuradas. Isso porque, além de ajudar na queima de calorias, o exercício contribui com a socialização.

O profissional de educação física da Academia Fórmula, Andrew Rogger, ressalta que a dança atrai o público porque é uma atividade democrática. Da criança ao idoso, todos se sentem praticando. Além disso, a dança proporciona melhoria da flexibilidade corporal e do condicionamento respiratório, aprimora a coordenação motora e auxilia também na perda de peso.

Para quem busca a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra, a dança associada à musculação é uma excelente alternativa. “As duas atividades otimizam os benefícios físicos e evitam lesões”, destaca.

Para o sistema respiratório, a dança é ótima, diz Andrew Rogger. As coreografias em diferentes intensidades possibilitam que a pessoa aprimore o controle da respiração. “Isso é benéfico não só para a questão da oxigenação do corpo, mas também para o controle da ansiedade”.

Na parte cognitiva, a dança também oferece benefícios, já que a memória é bastante estimulada através das coreografias que precisam ser decoradas e repassadas várias vezes até que se aprenda. 

Socialização – De acordo com Andrew Rogger, a dança, por ser uma atividade normalmente praticada de forma coletiva, proporciona uma maior interação entre os participantes. Na parte psicológica, esse tipo de exercício tem grande impacto porque aumenta a circulação de endorfina no corpo, que é o hormônio do bem-estar e da alegria. “A rotina das pessoas é muito pesada, conciliar as diversas tarefas do dia a dia não é algo fácil. Existe muito estresse e tensão. Quando os alunos chegam às aulas, eles descarregam essa energia acumulada, se divertem e saem leves, destacou.

A aposentada Elizabeth Gama de Souza conta que começou a frequentar a academia no ano passado e no início praticava apenas musculação. Depois, conheceu o Fit Dance e não perde as aulas. “Nunca fui de dançar, mas desde que comecei tenho adorado. É uma atividade divertida e que me desafia todos os dias, porque quero acompanhar a turma e aprender as coreografias. Me sinto bem, com bom condicionamento físico e mente ótima”.

Elizabeth acrescenta que outro benefício da aula é permitir conhecer pessoas diferentes, inclusive de idade diferentes da dela. “Quando eu e meu esposo nos aposentamos fiquei pensando no que fazer. A academia foi um excelente caminho e a aula de dança, além dos outros exercícios, têm sido ótimos. Chego em casa preparada para a rotina”.

Outra adepta da dança é a policial civil Calíope Trindade Oliveira. Ela diz que desde a infância gosta de dançar, praticou jazz na infância e na academia faz questão de participar das atividades de Fit Dance. “A dança tem um papel importante no meu dia. É o momento de deixar as questões do trabalho e de casa, relaxar, descontrair e se divertir. Nas aulas você acaba conhecendo várias pessoas e fazendo amizade. Isso para mim é o melhor”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui