Chefe da Missão do BID diz que resultados do novo Prosamin+ superam as expectativas

Gustavo Mendez afirmou que o avanço de 86% nas contratações das empresas, para execução das obras, corresponde ao que deveria ser alcançado entre dois e três anos

Executivos e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que integram a Missão de Arranque do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), se surpreenderam com o desempenho já alcançado, com a conclusão de 86% das contrações das empresas para execução das obras.


De acordo com o especialista em Água e Saneamento do banco e chefe da missão, Gustavo Mendez, “os resultados alcançados superaram as expectativas”. O executivo não poupou elogios para o planejamento do programa, que é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Nos quatro dias de missão, entre segunda-feira (13/02) e esta quinta-feira (16/02), a equipe do BID discutiu e alinhou com os técnicos da UGPE o planejamento para os cinco anos de execução do novo Prosamin+. “Em resumo, temos um programa que tem um excelente planejamento. E a boa notícia, que eu nunca vi em outros programas, é que, do montante total do empréstimo e contrapartida, o Prosamin+ já tem contratadas as atividades relativas a 86% dos recursos. Isso é excelente, são boas notícias quando se está começando um programa”, avaliou Gustavo Mendez.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o programa avançou por determinação do governador Wilson Lima em antecipar a contratação das obras. “Antes mesmo da assinatura do contrato, o governador nos autorizou a fazer as licitações e, ao assinarmos, já estávamos com todas as quatro grandes obras licitadas”, explicou, ao lembrar que o reassentamento das famílias também está em curso e um residencial com 32 apartamentos já está em fase de conclusão, com recursos da contrapartida estadual.

Segundo Gustavo Mendez, o tempo normal para se chegar a esse percentual de contratação é de dois a três anos após o contrato assinado. “Temos um programa que tem um desempenho excelente nesse sentido. Portanto, nós aguardamos que tenhamos, ao longo dos próximos anos, um desempenho tranquilo e sem problemas”, completou o executivo, ao dizer que todos estão felizes com o resultado da missão.

As equipes do BID e da UGPE debruçaram-se sobre o planejamento das obras e das atividades que as acompanham, como as consultorias de supervisão, o trabalho técnico social e gerenciamento, assim como as ações de fortalecimento institucional. Também foi feita a atualização do plano de execução do programa, com seus devidos cronogramas.

Um dos objetivos da missão foi também avaliar a capacidade da UGPE para executar o programa. “Nós constatamos que a equipe é robusta, multidisciplinar e tem experiência suficiente. Estamos tranquilos, pois a UGPE tem uma excelente equipe, bem organizada e competente”, ressaltou Mendez. A missão, continua o representante do BID, também não previu riscos maiores à continuidade do programa pois, segundo ele, tem apoio político do governador, uma unidade executora competente, recursos do empréstimo e da contrapartida garantidos.

O Prosamin+ está em andamento em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação. Ao longo da execução das obras, serão reassentadas mais de 2 mil famílias que moram em áreas de risco de alagação, nas duas comunidades.

Ações de Gênero e Governo Digital

As inovações do programa também foram bem avaliadas pelos consultores, a exemplo das ações voltadas para gênero e diversidade. As atividades vão favorecer a inclusão das mulheres, não somente as que moram nas áreas de intervenção do programa, mas também em apoio às ações, nesse sentido, da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc). Incluem, por exemplo, a implantação de um Observatório de Gênero, para monitorar os índices de violência contra a mulher, no Estado.

O programa vai, ainda, apoiar as ações da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), na implantação do projeto Governo Digital. A proposta é melhorar os sistemas de gestão do Estado e a prestação de serviços ao cidadão.
Outra inovação é o projeto de manutenção de infraestrutura crítica focado na geração de emprego. O novo Prosamin+ vai destacar recursos para manutenção de obras em locais que fizeram parte de etapas mais antigas do programa, utilizando mão-de-obra das novas áreas de intervenção.

“Em resumo, temos um programa multisetorial e integral que vai melhorar a vida, de maneira significativa, da população que está na área de intervenção. Em especial, na Comunidade da Sharp, onde temos uma população vulnerável, que vai ser beneficiada”, ressaltou Gustavo Mendez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui