Brasil registra aumento de 15% no desmatamento de florestas tropicais em 2022, aponta estudo

De acordo com um relatório da Organização Não-Governamental Global Forest Watch, a destruição das florestas tropicais em todo o mundo aumentou 10% em 2022, em comparação com o ano anterior. No Brasil, os dados são ainda mais alarmantes. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (27), o país perdeu 15% das suas matas no último ano.

Segundo o estudo, a área destruída no Brasil foi de 4,1 milhões de hectares, o que equivale à perda de 11 campos de futebol por minuto. Toda essa destruição produziu 2,7 gigatoneladas de emissões de dióxido de carbono, algo semelhante com a emissão de toda a Índia. Foi a maior perda florestal não-relacionada a incêndios desde 2005.

Feito com imagens de satélites, o relatório aponta ainda que a maior parte da destruição ocorreu na Amazônia. Segundo o estudo, o Brasil tem cerca de 30% de toda a cobertura florestal do planeta. No entanto, a destruição ocorrida responde por mais de 40% do desmatamento registrado em todo o planeta.

O relatório também mostra que várias terras indígenas na Amazônia também perderam florestas tropicais em 2022, principalmente motivadas por invasões territoriais e exploração da mineração. Apesar disso, a taxa de desmatamento nos territórios indígenas é muito menor que em terras não-indígenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui