Boas conexões são essenciais para o desenvolvimento de carreira

Por Roseane Mota

Nos dias 27 e 28 de maio de 2023, participei, em São Paulo, do primeiro Master Mind presencial do programa de mentoria Bússola Executiva. O encontro reuniu um grupo seleto de profissionais focados no desenvolvimento da carreira executiva.

Realizado no bairro de Alphaville, em Barueri, um dos grandes centros empresariais da grande São Paulo, o evento proporcionou dois dias de muito aprendizado, de conteúdo qualificado, de troca de conhecimento e de experiências.

Um sábado e um domingo de imersão e muito compartilhamento de ideias. O que deu certo, o que não funcionou para quem lidera times e para quem ainda está construindo o caminho da liderança.

O que leva trinta e três profissionais de diferentes áreas de atuação e de várias partes do Brasil a se conectar tão intensamente é a vontade de transformar a si mesmo, para poder mudar o mundo ao seu redor, o ambiente de trabalho, as relações pessoais.

Vontade de crescer na carreira, de ser melhor a cada dia, de se desafiar o tempo todo, sair da rotina, da zona de conforto.

É a inquietação e a convicção de que ser só mais um ou uma na multidão não é o que define profissionais que buscam a alta performance. É, também, vontade de transbordar o conhecimento adquirido.

“Uma troca de aprendizado engrandecedora entre pessoas que estão conectadas e dispostas a se ajudarem mutuamente para alcançar seu grande sonho de carreira”, é como Aline Machado, coordenadora executiva da Diretoria de Estratégia e Relacionamento Institucional do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e aluna da Bússola Executiva, definiu o encontro. “A gente aprende em dobro, com o conhecimento repassado no curso e com as experiências trazidas pelos profissionais.

Conforme Patrícia Y. Agopian, CEO da Bússola Executiva, não é um encontro para discutir apenas o momento que as pessoas estão passando na carreira. “Temos profissionais em diversos cargos e segmentos de negócios e com sonhos de carreira diferentes. Não é só sobre onde eles estão, mas aonde eles querem chegar. E qual é o ponto comum entre eles, aquilo que faz com que qualquer pessoa, independente de cargo, área de atuação, prospere numa carreira? É o seu comportamento. Saber lidar com pessoas. Porque, no final do dia, é sempre sobre pessoas”, destaca a criadora do método ‘Ser Antes de Ter’.

“Nossa grande missão é a gente fazer do mundo corporativo um lugar cada vez melhor. O nosso papel é gerar valor para as pessoas e para os negócios. Prosperar, mas com qualidade de vida”, prossegue Patrícia.

Nós, seres humanos, somos mesmo incríveis quando nos juntamos por um bem comum. É assim que vejo esse grupo, que, não à toa, é chamado de Elite da Bússola. É como uma irmandade de pessoas com propósito e motivação diferentes. Mas, ao mesmo tempo, iguais nos valores, na integridade e na busca pelo que vai levá-las ao próximo nível do jogo.

(Artigo Publicado originalmente no Portal Amazonas Atual)

Roseane Mota
Roseane Mota
Roseane Mota é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna do programa mentorado Bússola Executiva. É servidora pública do quadro efetivo do Estado e coordenadora de Comunicação na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, do Governo do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui