ARTESANATO SUSTENTÁVEL: Artista amazonense cria bonecos com garrafas pets e faz sucesso no Brasil

Todo o desenvolvimento do negócio, desde a criação até a venda, é feito pelo próprio Renan. FOTO: Divulgação.

Jacira Oliveira
Especial para o CANAL TRÊS

MANAUS – |A busca pela conciliação entre um negócio lucrativo e o cuidado ambiental, os chamados negócios sustentáveis, é uma tendência mundial e que vem encontrando nichos cada vez mais amplos e resultados socioambientais eficientes. Desde o artesanato e a arte plástica, utilizando matérias-primas que poderiam ir parar na terra ou em leitos dos rios e mares, prejudicando o ecossistema, passando pelos produtos verdes com matérias-primas da floresta e por startups para desenvolvimento de produtos e serviços ecologicamente corretos, até as grandes empresas nas áreas de logística reversa, energia limpa e saneamento, o caminho é amplo e tem ganhado a adesão também no Brasil.

Renan Nunes da Silva, 36, decidiu que esse era o seu caminho. Desenhista autodidata desde os 12 anos, ele encontrou na porcelana fria (mistura feita com amido, cola e água, popularmente conhecido como biscuit) e em garrafas pets a sua matéria-prima de trabalho, que já conquistou o Brasil e é queridinho entre os famosos. “Eu faço bonecos com material reutilizável, esse é o diferencial”, conta Renan.

Bonecos de famosos ajudaram a divulgar o negócio.

A estrutura dos bonecos é feita com as garrafas pets e revestida com a porcelana fria e daí surgem as figuras que têm encontrado grande aceitação de público, especialmente fora de Manaus. No início, para chamar a atenção, ele investiu no universo pop e dos super-heróis, criando figuras do cinema e dos desenhos animados. Depois, investiu na criação de bonecos com caricaturas de famosos, unindo o seu conhecimento em desenho, o talento, com o artesanato e a abundância da matéria-prima.

Maurício de Souza, Faustão, Danilo Gentili, Uendel Pinheiro, Arlindinho Cruz são alguns dos famosos imortalizados pelos bonecos criados por Renan, que montou seu estúdio, o Renan Artes, e agora executa trabalhos comprados pelo Brasil inteiro.

Tudo é feito manualmente. Desde o processo de criação, a produção e a finalização e apresentação do produto, em uma caixa personalizada, desenhada e confeccionada por ele e que tem uma boa aceitação no mercado. “Hoje, eu tenho uma aceitação muito boa no mercado nacional, 80% do meu público é de fora de Manaus”, conta Renan, que atribuiu essa diferença em função do preço de cada peça, que custa em torno de R$ 700. “A aceitação é tão boa que já tenho agenda até outubro”, conta.

Renan, que é formado em Marketing, investiu grande parte de sua vida em empregos formais. Mas uma inspiração mudou seu destino, há quatro anos. “Eu vi uma notícia que o Luciano Huck foi eleito o comunicador mais influente do Brasil e eu já era envolvido em projetos sociais e já conhecia o trabalho de alguns colegas que atuavam com projetos sustentáveis e, então, pensei: eu não tenho influência como ele, mas tenho a minha arte, então, como posso causar algum impacto social? Foi aí que surgiu a ideia dos bonecos”, explica.

Onde tudo começou, com personagens da animação.

A formação em marketing também ajudou, para desenvolver o negócio propriamente dito: preço, divulgação, parceria com personalidades para fazer virais. “E acabou virando um negócio, ao qual me dedico integralmente”, afirma.

A maioria do material utilizado pelo artesão é recebida de associações de catadores que doam as garrafas para ele. “Quando comecei, eu mesmo ia atrás das garrafas no meio da rua, não é muito difícil encontrar esse material jogado por aí”, conta. “Mas, hoje eu já tenho uma rede de parceiros que me traz esse material”.

Renan não se considera um ativista. Mas acredita que, ao atrair a atenção do público para os seus produtos e, ao surpreendê-los com a matéria-prima que utiliza, acaba provocando um efeito de conscientização nas pessoas. “Acho que, quando elas sabem que são garrafas pets que estão ali, elas despertam para a necessidade de reutilizar e dar outra destinação a esse material”, comenta.

Jacira Oliveira
Jacira Oliveira
Jacira Oliveira é jornalista, tendo atuado em redação dos principais grupos de comunicação do Amazonas além de assessorias de comunicação de instituições federais, estaduais e municipais. É graduada em Ciência Política e está concluindo a pós-graduação também em Ciência Política.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui