DA REDAÇÃO
MANAUS – | Com a intenção de auxiliar no combate à pobreza menstrual no Brasil, a brMalls, empresa administradora do Amazonas Shopping, realiza até o dia 31, em parceria com o projeto Fluxo Sem Tabu, a campanha #AbsorvaEssaIdeia. Durante todo o mês, o Amazonas Shopping e outros 19 empreendimentos da rede no país estarão arrecadando absorventes para serem doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
No Amazonas Shopping o ponto de arrecadação está instalado no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no segundo piso, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e, domingo, das 14h às 21h.
Segundo Luana Escamilla, fundadora do Fluxo Sem Tabu, um dos principais problemas causados pela pobreza menstrual é a evasão escolar. Estima-se que uma, a cada cinco jovens, perde aula por falta de absorvente. “Com base nisso, se queremos uma sociedade com cada vez mais equidade entre gêneros, precisamos agir na base, não permitindo que meninas percam oportunidades por algo tão básico na vida de uma mulher”, disse.
De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizada em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFOA), 713 mil meninas viviam, ano passado, sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não tinha acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
“Esta ação é uma forma de incentivar o espírito de solidariedade da população e fazer com que se junte a nós nessa causa. Acreditamos na força da cooperação e buscamos sempre apoiar projetos sociais que ajudem as comunidades do nosso entorno. São 20 shoppings participando da campanha e arrecadando absorventes que serão distribuídos nas regiões que eles estão localizados. Para nós, é uma alegria conseguir realizar essa mobilização e dar luz a um tema que pouco se fala”, ressalta Vanessa Amorim, diretora de Marketing da brMalls.
Mês da Mulher – Além da campanha solidária, o Amazonas Shopping também está realizando este mês a exposição fotográfica “Mulheres que Inspiram”. A mostra faz parte das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e está instalada no segundo piso, próximo à loja Mirai. Funcionará até o dia 31 deste mês.
A exposição homenageia grandes personalidades, como a ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, falecida em 2021 por Covid-19 e que teve grande atuação no início da pandemia, em 2020. Também tem suas histórias retratadas a ativista Malala Yousafzai, a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, e Maria da Penha, que inspirou a criação da lei de proteção à violência contra a mulher.