Amazonas quer imunizar 1,8 milhão de pessoas contra influeza e sarampo

Estado e municípios vão iniciar campanha contra Influenza e Sarampo. Foto: Semcom.

MANAUS – | A campanha de vacinação contra sarampo e influenza deste ano começa no dia 4 de abril. No Amazonas, a expectativa é vacinar 1.817.074 pessoas de grupos prioritários, sendo 1.375.666 contra influenza e 441.408 contra sarampo. A estratégia é ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo e reduzir as complicações decorrentes de infecções pelo vírus da influenza.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e as secretarias municipais de saúde, tem como estratégia realizar o “Dia D” de mobilização social no dia 30 de abril, com encerramento da campanha previsto para 3 de junho.

A população pode buscar a imunização no posto de vacinação mais próximo a partir de 4 de abril. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, a meta de cobertura vacinal do sarampo é de, no mínimo, 95% e 90% para influenza.

“A vacinação da influenza é importante para evitar a disseminação de outros vírus, além do que causa a Covid-19, sobretudo nesse período que ainda é sazonal para doenças respiratórias. A vacinação contra o sarampo, que ocorrerá de forma simultânea, é a única forma de erradicarmos essa doença do Amazonas e contamos com a adesão da população”, afirma o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.

Grupos prioritários – Na campanha contra a influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes  e outras condições clínicas especiais.

A vacinação contra o sarampo tem os seguintes públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde. Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição nos serviços de saúde, será atualizada a situação vacinal contra o sarampo, e, portanto, não haverá meta de cobertura vacinal.

Manaus – O público estimado para a imunização em Manaus é de 603.921 pessoas e a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é atingir 90% entre o grupo de crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, indígenas, professores e trabalhadores de saúde, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na primeira etapa da imunização contra influenza, de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde. Os outros grupos prioritários serão imunizados no período de 3 de maio a 3 de junho, em um calendário que será elaborado de acordo com o quantitativo de imunizantes que o Ministério da Saúde irá encaminhar para Manaus, de acordo com informações da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Na campanha contra a influenza será disponibilizada a vacina trivalente, que protege contra três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui