Jacira Oliveira
MANAUS – |Enquanto o técnico da seleção brasileira, Tite, anuncia o time que vai defender o Brasil na Copa do Mundo 2022, o comércio de Manaus está em festa, com expectativa de crescimento de vendas nos diversos segmentos que vão de 18% (alimentos e bebidas) a 50% (decoração), com previsão de geração de 5,5 mil empregos até dezembro, um crescimento de 36% em relação ao ano passado. Os dados são da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM).
Com a Copa do Mundo, que acontece a partir do dia 20 de novembro, a expectativa é de crescimento de venda de televisores (principalmente as smart tvs) em, aproximadamente, 23%. “As promoções estão acontecendo em todo o comércio”, afirma Ralph Assayag, presidente da CDLM. As projeções não se restringem à venda de TVs, mas se estendem, também, às camisas da Copa, com expectativa de crescimento de 35%.
Outra aposta é em relação à decoração de lojas, casas e ruas, para receber o evento Copa do Mundo. Para esse segmento, a expectativa é ainda mais elevada, com crescimento aguardado de 50%. Outro setor que está enchendo os olhos (e deverá encher os bolsos também) é o de alimentos e bebidas. “Vem aí muita carne, muito frango, muita calebresa”, diz Assayag, prevendo um crescimento de 18% para o segmento. Isso porque, para o brasileiro, futebol sem churrasco não tem a menor graça. E churrasco sem bebidas, não está na tradição do torcedor. Então, o segmento de bebidas deverá crescer em torno de 35%.
Empregos – Toda essa movimentação do comércio em torno da Copa do Mundo, que acontece em um período diferenciado do ano – o tradicional é que ocorra em junho e julho – tem ainda o complemento da Black Friday, tradição importada dos EUA e que oferece descontos especiais aos consumidores nos últimos dias de novembro. Além, é claro, das compras natalinas, que tradicionalmente ocorrem entre o final de novembro até o final de dezembro, pois também contemplam as compras para o Ano Novo. Com isso, espera-se a contratação de 2,5 mil pessoas durante o mês de novembro e mais 3 mil para o mês de dezembro, um crescimento de 36% na contratação de mão de obra pelo comércio – fixo e temporário – em relação ao mesmo período do ano passado.
“Com isso, esperamos levar o melhor possível à população, tanto nas vendas quanto na contratação de funcionários”, diz o dirigente lojista.
Kit Torcedor – Entre os itens de desejo do torcedor brasileiro para Copa do Mundo de Futebol estão uma nova TV, de preferência uma Smart TV de 50” ou mais, a camisa da seleção original, os álbuns de figurinha da copa, que viraram febre nacional, e o kit churrasco (carnes e bebidas).
No Kit churrasco, o torcedor-consumidor tem que ter cautela. Mesmo com os recentes sinais de trégua, o índice da inflação para o segmento de alimentos e bebidas foi de 9,54% acumulado de janeiro a setembro, o maior desde a implantação do Plano Real.