Água: o elemento vital que pode se tornar letal

A presença de água está em todas as partes do planeta (solo, ar e céu) e podemos encontrá-la em três estados físicos: nos meios líquido, sólido e gasoso.

Não existe nenhum ser vivo que não possua sua estrutura composta por água. Alguns possuem maior quantidade, como a água-viva, com 96% de seu corpo, e outros com menor quantidade, como o grão de amendoim, com 5% de água em sua estrutura, confirmando que esse elemento é vital para o correto e harmônico funcionamento e estruturas de animais e vegetais.

Mas, infelizmente, com o grande crescimento populacional e desordenado nas últimas décadas, a utilização irracional da água vem trazendo consequências alarmantes para a população mundial. Foi exatamente para chamar a atenção para o problema, que a Organização das Nações Unidas (ONNU), no ano de 1993, instituiu a data de 22 de março como o Dia Mundial da Água. Conforme prescrito no artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos da Água, o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação dela e de seus ciclos.

Alguns dos fatores que causam impacto na água são a poluição, principalmente ocorrida pelo esgotamento sanitário e atividades industriais; o desperdício, ocasionado por ausência de políticas públicas e falta de manutenção nas tubulações; mudanças climáticas, revelando secas severas e alagações intensas em várias partes do mundo; e o seu uso inadequado, em irrigações, lavagem de carros, construção civil, entre outras atividades.

Todos esses fatores podem prejudicar a qualidade da água, sua quantidade e afetar a biodiversidade das regiões que abrigam ecossistemas diversificados.

Precisamos valorizar e cuidar dessa molécula de estrutura simples, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio – H2O, um elemento que possui mundialmente o seu direito adquirido por lei, mas essa realidade está distante para que todos nós possamos usufruí-la de forma igualitária e sustentável.

Daniel Santos
Daniel Santos
Biólogo e especialista em Gestão de Recursos Naturais e Meio Ambiente, pela UniNorte. Especialista em Ecologia, pelo CRBio 06. Embaixador, consultor e auditor do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). CEO da Damata Consultoria em Meio Ambiente. Diretor Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Biologia da 6a Região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui