Adaptado de uma obra de Milton Hatoum, ‘O Rio do Desejo’ é exibido no Teatro Amazonas nesta terça (7)

O longa é estrelado pelos atores Daniel de Oliveira e Sophie Charlotte e é uma adaptação do livro de contos do renomado escritor amazonense Milton Hatoum

Filmado na Amazônia, ‘O Rio do Desejo’ será exibido no Teatro Amazonas de Manaus nesta terça-feira (07), às 20h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada no espaço cultural. A classificação do filme é para maiores de 16 anos. A obra é uma adaptação do livro de contos “O Adeus do Comandante”, do escritor amazonense Milton Hatoum.

Casados na vida real, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira são as estrelas do longa, dirigido por Sérgio Machado. O filme foi lançado no “Festival Tallinn Back”, um dos maiores do Norte Europeu. Além de Sophie e Daniel, os atores Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz e Coco Chiarella também estão no elenco.

No filme, três irmãos vivem sob o mesmo teto, apaixonados pela mesma mulher. Dalberto (Daniel de Oliveira), é um comandante de barco que transporta um passageiro em uma viagem obrigatória, longa e arriscada pelo Rio Negro. Enquanto isso, sua esposa Anaíra (Sophie Charlotte) acaba se aproximando de Dalmo, o irmão mais velho e Armando, o caçula. O escritor, com sua marca registrada em romances com dramas familiares, também já teve outra obra adaptada. O premiado livro “Dois Irmãos” foi uma minissérie de sucesso exibida em 2017 na TV Globo.

Milton Hatoum afirma que está emocionado e ansioso para ver “O Rio do Desejo” no Teatro Amazonas. “É uma sensação ótima ver meu trabalho no Teatro Amazonas e nunca me senti traído pelos cineastas que adaptaram as minhas obras. Eles seguem fielmente a essência escrita nos livros. Tenho certeza de que será um sucesso, fora que o filme foi gravado em Itacoatiara e teve apoio das pessoas de lá”, afirma o escritor.

O escritor destaca que a exibição é uma oportunidade de resgatar os velhos hábitos de ir ao cinema e assistir a filmes populares em espaços culturais.

“Infelizmente, as pessoas estão perdendo o hábito de ir ao cinema e, na minha geração, era incrível ir aos cinemas de Manaus, cinemas de rua e populares. Manaus precisa disso, é um convite para a população prestigiar esse trabalho”, afirma

Honoris Causa
Ainda essa semana, Milton Hatoum será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do Amazonas. A honraria é em reconhecimento à disseminação da cultura amazonense nas obras do escritor. A cerimônia será realizada na quinta-feira (9), no Centro de Artes da Ufam.

Sérgio Machado, diretor do filme

Nasceu em 1969. Como roteirista, colaborou, entre outros, com os filmes Madame Satã (2002, 26ª e 43ª Mostras), de Karim Aïnouz, e A Coleção Invisível (2012, 36ª Mostra), de Bernand Attal. Também dirigiu os longas Onde a Terra Acaba (2001), que recebeu o Prêmio do Júri na 25ª Mostra, Cidade Baixa (2005, 29ª Mostra), Quincas Berro D’Água (2010), Tudo que Aprendemos Juntos (2015), vencedor do Prêmio do Público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro da 39ª Mostra, A Luta do Século (2016, 40ª Mostra) e Irmãos Freitas (2019, 43ª Mostra). Machado integrou o Júri da 42ª Mostra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui