WEBINARS: Instituto Cordial promove debates sobre obesidade e segurança viária

A obesidade será um dos temas da 75° Assembleia Mundial da Saúde, em maio. FOTO: Reprodução.

BRASIL – | OInstituto Cordial e parceiros promovem, nesta quinta-feira (19) duas webinars para debater e buscar propostas para duas questões de saúde pública e mobilidade urbana. Logo pela manhã, às 9h (horário de Brasília), será realizada, no Painel da Segurança Viária, o webinar “Mobilidade Segura e Sustentável”, quando serão apresentados estudos inéditos realizados em várias cidades brasileiras. Às 18, será a vez   do webinar “Propostas para a Obesidade na Assembleia Mundial de Saúde”. Ambos serão transmitidos pelo YouTube.

No primeiro evento, além dos estudos inéditos será apresentado o rebranding do Painel, que está ampliando o seu escopo de trabalho. Participam do evento a consultora em Políticas Urbanas, Maria Teresa Diniz; o Superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC de Fortaleza, Antônio Ferreira Silva; o Professor Departamento de Transporte da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Tiago Bastos, e o pesquisador de Mobilidade Urbana, Thiago Guimarães.  

A proposta é incentivar a reflexão sobre a importância da circulação viária segura e de forma sustentável, no dia a dia das pessoas, com foco na adoção de medidas para redução de acidentes e situações de risco que podem ser evitadas como a adoção de medidas preventivas, por meio de políticas públicas. Exemplos são a cidade de Fortaleza (CE), que reduziu a ocorrência de acidentes em 52,5%. Já a capital mineira, Belo Horizonte (MG), através de intervenções viárias reduziu os acidentes em 27,12%. As duas cidades incluíram em suas políticas públicas estudos encomendados ao Instituto Cordial.

OBESIDADE – De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas, sendo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Estima-se que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou obesas.

Por isso, o Painel Brasileiro da Obesidade, uma iniciativa do Instituto Cordial, em parceria com World Obesity Federation,  apresenta as “Propostas para a Obesidade na Assembleia Mundial de Saúde”, com a participação de Cintia Cercato, presidente da Associação Brasileira para estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO; Hanna Brinsden, diretora de Políticas da Federação Mundial da Obesidade; Carolina Rocha, analista de Saúde do Instituto Desiderata e Andrea Levy, Co-fundadora do Instituto Obesidade Brasil e Guilherme Nafalski, coordenador do Painel Brasileiro de Obesidade.

 Ao longo do webinar será lançada a versão em português da “Proposta de recomendações para a prevenção e gestão da obesidade ao longo da vida, incluindo potenciais metas”. A 75° Assembleia Mundial da Saúde será realizada entre os dias 22 e 28 de maio, onde os representantes dos países membros, incluído o Brasil, irão decidir sobre as propostas de resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a obesidade, que nortearão as estratégias nacionais e servirão de alicerce de um plano global para a redução da obesidade.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui