Você sabe o que é Autismo?

Foto: divulgação

A data de 02/04 (este domingo) é considerada em todo o mundo o Dia da Conscientização do Autismo. Também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social, o comportamento e o processamento sensorial. É preciso esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema tão importante para a nossa sociedade, por isso, o Portal Canal Três trouxe informações necessárias e relevantes sobre esse tema, confira:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa condição atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas só no Brasil. Pessoas com autismo enfrentam diversas barreiras no cotidiano, dentre as quais podemos destacar a comunicação e interpretação, interação social, processamento sensorial (hipersensibilidade ou hipossensibilidade), preparo no ambiente escolar, acesso ao mercado de trabalho e acesso aos serviços de saúde.
Por outro lado, essas pessoas possuem potencialidades e habilidades únicas que podem ser exploradas e valorizadas, como concentração, pensamento lógico e sistemático e criatividade. É o caso, por exemplo, de Temple Grandin, autora, palestrante e professora universitária norte-americana conhecida por seu trabalho em design de instalações para animais de criação. Também Anthony Ianni, ex-jogador de basquete universitário americano e defensor dos direitos do autismo; ou Stephen Wiltshire, conhecido por sua habilidade extraordinária de desenhar paisagens urbanas inteiras a partir da memória.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é, portanto, uma data essencial para aumentar a visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas autistas.

A conscientização sobre o autismo é essencial para reduzir o estigma e a discriminação associados ao transtorno e promover a aceitação e compreensão das diferenças individuais. Além disso, aumentar a conscientização sobre o transtorno pode ajudar a promover políticas públicas inclusivas e melhorar o acesso de pessoas com autismo a serviços e recursos básicos, como educação, saúde e emprego.

Percebendo a importância da convivência entre pessoas diferentes e respeitando as diferenças individuais, podemos apoiar a emancipação coletiva de todos, autistas ou não, e incentivá-los a desenvolver suas habilidades e talentos de acordo com suas possibilidades e limitações.

O autismo tem cura?

O autismo não pode ser curado, o que significa que uma criança diagnosticada com autismo permanecerá autista em todas as fases de suas vidas. A diferença está na atuação dessas pessoas que, com acompanhamento médico e psicológico, podem desenvolver ainda mais suas habilidades sociais.

Portanto, quando o diagnóstico e o tratamento começam a tempo, a resposta é mais eficaz e a vida diária da pessoa torna-se mais fácil. Geralmente, o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ocorre entre os 3 primeiros anos de idade.

Quais são as causas do autismo?

Não existe uma causa única e determinada de autismo infantil. Até a década de 1980, o autismo era considerado um distúrbio adquirido devido a fatores ambientais.

No entanto, sabe-se agora que o autismo é o resultado de uma série de alterações no funcionamento normal do cérebro. Isso significa que a comunidade médica acredita que os fatores genéticos representam cerca de 90% das causas do autismo, enquanto os fatores ambientais são responsáveis por apenas 10%.

Mas, embora a genética desempenhe um papel importante nessas causas, nenhuma alteração genética específica foi identificada. Em vez disso, é provável que existam muitas mutações genéticas que podem causar autismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui