Geizyara Brandão
geizyarabrandao@canaltres.com.br
MANAUS – | A falta de segurança no centro histórico de Manaus viralizou neste fim de semana com o vídeo de uma família de turistas sendo roubada enquanto estava registrando o passeio no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos pontos turísticos da capital amazonense.
O vídeo mostra o momento em que um homem, de blusa preta e calça jeans, puxa o cordão da vítima, aproveitando-se da distração.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), esse tipo de ocorrência não afeta o turismo no Estado, considerado um destino seguro por 57,57% dos turistas que visitaram a região, conforme a Pesquisa Avaliação dos Turistas 2019/2020.
O órgão reconhece que a segurança é fundamental para o desenvolvimento do turismo e destaca que o governo estadual atua de “forma integrada com o efetivo da Polícia Militar (PM) nas ruas, a fim de garantir a segurança dos turistas e da população em geral”.
Comércio
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/AM), Ralph Assayag, relata que houve uma reunião no último dia 31 com o secretário de Segurança Pública (SSP), General Carlos Alberto Mansur, em que foram pontuadas as necessidades das áreas comerciais como um todo. “Ele está aumentando o contingente do centro da cidade, que é maior, nós já estamos passando os horários em que os problemas são maiores, para ver se a gente consegue diminuir o transtorno que estava acontecendo”, explicou.
De acordo com Ralph Assayag, a promessa é de que sejam realizadas ações por parte da SSP para resolver a falta de segurança no centro com área de inteligência, polícia civil (PC) e PM. “Esperamos que esse resultado venha a acontecer com mais ênfase do que já está sendo feito”, ressaltou.
Polícia
A Polícia Turística do Amazonas (Politur) atua diretamente nos pontos mais frequentados da capital amazonense, sendo o centro de Manaus um deles, com o objetivo inibir qualquer tipo de crime contra turistas nacionais ou estrangeiros em viagens pela capital, conforme a Amazonastur.
Em nota, a PM informou que viaturas são colocadas em pontos estratégicos para ter maior proximidade com a população e agilizar o atendimento de ocorrências na região.
Enfatiza, ainda, que o policiamento local será intensificado e se coloca à disposição da população, por meio do contato da Supervisão de Área da 24ª Cicom (92) 98842-1548, além do 190 e 181.