Transformação digital impacta e fortalece setor educacional

Foto: Divulgação

A transformação digital pela qual a sociedade tem passado nos últimos anos vem impactando diretamente diversos setores, dentre eles, a indústria, comércio e educação. A forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia passou por uma transformação acelerada ainda pela pandemia de coronavírus, antecipando mudanças que só ocorreriam mais no futuro.

O mestre em Engenharia de Produção e coordenador da unidade do Centro Universitário Fametro da zona Sul, Roberto Júnior, explica que as empresas tiveram que se adaptar ao mercado no novo cenário, o que exigiu melhorias nos seus processos tecnológicos, através do uso de novas ferramentas digitais.

Essa transformação, diz ele, é desafiadora para todos os segmentos, inclusive a educação. “Atualmente, tanto os professores quanto os alunos utilizam-se de ferramentas e plataformas para o ensino e aprendizagem, o que confirma o impacto na educação”, frisou.

Segundo o Roberto Júnior, os alunos da era digital têm acesso livre à informação e, por isso, precisam de professores que os ensine a fazer uso desse turbilhão de dados. “Com o uso de tecnologias, o aluno possui mais autonomia no processo de estudo, mas é preciso ter foco e disciplina. O uso de ferramentas digitais faz com que o estudante adquira conhecimento de maneira mais dinâmica, pois ele pode acessar os conteúdos através de qualquer dispositivo ligado à internet ou realizar o download para estudar depois”, destacou.

De acordo com o coordenador, para os professores a experiência do uso da tecnologia no ensino, principalmente no último ano, tem sido bastante desafiadora, pois exige muitas mudanças. “A sala de aula passou a ser virtual e o contato com o aluno remoto. Os professores também necessitaram de muita disciplina para aprender sobre as novas formas de ensino e suas ferramentas e preparar os estudantes”, afirmou.

O coordenador ressalta a importância de investir em plataformas e ferramentas digitais, para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos e na preparação dos docentes. Para ele, as mudanças impostas pelo momento de pandemia vão continuar a fazer parte da rotina de professores e estudantes, mesmo após o fim desse período.

“Houve uma aceleração. Em um ano avançamos em um processo que levaria tempos para acontecer. Não há como retroceder. A partir de agora a tecnologia estará ainda mais presente na rotina das instituições de ensino e acredito que isso irá fortalecer ainda mais a educação”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui