MANAUS – | Não há dúvida que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na educação. A pandemia e os seus desafios fez com que inovações que eram esperadas para as próximas décadas fossem incorporadas mais rápido no cotidiano.
Segundo o coordenador de Tecnologia Educacional da Faculdade Santa Teresa, Lauro Rosas Neto, essas mudanças vieram para ficar. Novas tecnologias estão em constante elaboração e algumas já são realidade.
Lauro Rosas ressalta que a tecnologia na educação não é algo novo. O ensino a distância é uma realidade há muito anos. O que tem acontecido nos últimos anos é o surgimento de um leque de novas ferramentas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação.
A educação, diz ele, mostrou, ao longo dos anos, que cada pessoa possui um estilo de aprendizagem e a tecnologia permite personalizar o ensino conforme a necessidade do aluno. Além disso, o advento da Internet colocou à disposição o conteúdo na palma da mão, o que fez com que os centros educativos, incluindo as universidades, entendessem que é preciso ir além do ensino tradicional, como todos estão acostumados. “Nesse contexto, a tecnologia é um grande facilitador e mediador do ensino”, frisou.
De acordo com Lauro Rosas, uma das tendências tecnológicas que aos poucos vêm sendo incorporadas na educação é a Realidade Aumentada (RA), termo utilizado para a tecnologia que permite a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico através do uso de vários dispositivos. Através da RA, o professor pode melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes com maior interatividade e engajamento em sala de aula. “Em um curso de arquitetura, por exemplo, o professor pode apresentar o projeto da Torre Eiffel, com muita realidade, sem sair de aula”, explicou.
A gamificação é outra tecnologia que vai agregar bastante à área educacional nos próximos anos. Lauro Rosas destaca que o objetivo dessa ferramenta é criar uma trilha de conhecimento, com metas a serem alcançadas. “Ao ser incluída na sala de aula, a gamificação impulsiona o engajamento e a motivação do aluno, independente do nível – da educação básica ao ensino superior. É natural do ser humano gostar do desafio e esse tipo de técnica educacional estimula naturalmente essa competição do indivíduo com ele mesmo”, pontuou.
Os pacotes digitais de programas facilitadores das atividades, como editores de texto online, planilhas eletrônicas online e editoração de vídeo também são tecnologias que chegaram para ficar. “O diferencial dos pacotes digitais é que eles permitem o compartilhamento de conteúdo de uma forma muito mais simplificada. O aluno não precisa mais ter acesso a um computador, por exemplo, no próprio celular, ele consegue editar um vídeo”.
Outro ponto que começou a se falar bastante, mas que ainda vai demorar um pouco para de fato ser aplicado na educação, é o metaverso, tecnologia que cria um mundo virtual em que é possível realizar as atividades que qualquer pessoa faz no mundo real.
A Inteligência Artificial (IA) é outra tecnologia que já está presente em alguns aplicativos e sistemas online e que deve se ampliada nos próximos anos, incluindo a área educacional
Lauro Rosas destaca que na Faculdade Santa Teresa a plataforma de ensino foi estruturada para que, conforme essas novas tecnologias forem sendo aplicadas na educação, o aluno tenha acesso. A gamificação já é uma realidade na instituição em diferentes momentos. “O aluno, ao cumprir determinadas tarefas nas disciplinas dos cursos, ganha medalhas ou badges”, relacionou.