Nos últimos três anos, de acordo com o site Empresômetro, o setor de serviços foi o que mais formalizou o registro de empresas no Amazonas. Em 2021, foram registradas 94.008 empresas; em 2022, o número subiu para 116.165, um aumento de 23,57%. Neste ano, até o dia 18 de agosto, o site contabilizou o total de registro de 132.004 empresas do setor, com crescimento de 13,63% em comparação ao ano anterior. Ao todo, o setor apresentou crescimento de 55,38% em três anos.
O levamento também indica que, deste total, Manaus concentra o maior indicativo de registros, com aumento de 12,77% de empresas formais registradas, de 2022 a 2023. O crescimento é um indicador de que a economia tem sido incentivada e fomentada no estado.
Para o o analista técnico do Sebrae-AM, Ricardo Sampaio, o aumento no número de empresas formalizadas é resultado de uma série de fatores, como a simplificação do processo de registro e o incentivo ao empreendedorismo no estado.
“O empreendedor deve representar uma segurança de provisão para o consumidor e ter, dentro da legalidade, vantagens como: Benefício da segurança fiscal e proteção do patrimônio pessoal; benefício de acesso a serviços financeiros; amparo legal junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social; maior economia de impostos, além de acesso a serviços financeiros”, afirma o analista técnico.
Segundo o analista, a formalização de uma empresa oferece maior segurança para parceiros, clientes e fornecedores, além de “possibilitar o alcance do mercado externo, operações de maior valor e o crescimento do negócio com várias condições favoráveis em compras governamentais, em todas as esferas de governo”.
Ainda conforme Ricardo Sampaio, outro fator que impulsionou o setor no Amazonas foi o cenário da pandemia da Covid-19, que fez com que muitos empreendedores formalizassem seus negócios para acessar benefícios e programas de auxílio governamentais.
Novos empreendedores
Desde prestadores de serviços financeiros a empresas de consultoria, passando por startups até empresas de tecnologia, uma ampla gama de segmentos no setor de serviços tem florescido no Amazonas.
Para Vera da Cunha, que gerencia uma empresa de instalações de câmeras de segurança, ter seu negócio formalizado tem trazido bons resultados e crescimento para a empresa. Ela afirma que, com a evolução das preferências dos consumidores e a crescente digitalização dos negócios, empresas inovadoras têm encontrado um terreno fértil para desenvolver soluções que atendam a essas novas necessidades.
“Esse crescimento não apenas contribui para a diversificação da economia, mas também cria empregos, atrai investimentos e coloca o estado em destaque no cenário empresarial nacional. Além disso, o ambiente de negócios mais favorável, as políticas de incentivo e os esforços para desburocratizar os procedimentos de abertura de empresas têm sido cruciais para nosso desenvolvimento empresarial”, disse a empresária.