O município de Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas, tem a segunda maior proporção de indígenas do país, conforme revelam os dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta última sexta-feira (22).
Com uma população de 14.164 habitantes, a cidade registra que 96,2% se identificam como indígenas, totalizando 13.625 pessoas.
O município fica atrás somente de Uiramutã, em Roraima, que registra uma proporção de 96,60% e é a cidade líder nesse aspecto em todo o país.
Além de Santa Isabel do Rio Negro, outras cidades como São Gabriel da Cachoeira, Amaturá e São Paulo de Olivença também estão no ranking das localidades com as maiores proporções de população indígena no Brasil.
Indígenas do Amazonas
O Amazonas abriga a maior parte da população indígena do país, representando 28,98% do total, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE.
As cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, todas localizadas no Amazonas, lideram em número de indígenas no país. Além dessas, o estado também conta com mais três cidades entre as 10 brasileiras com maior concentração indígena: São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé.
Segundo os dados do Censo de 2022, o Amazonas é o lar de 490.854 indígenas, o maior número registrado entre os estados brasileiros em terras indígenas. Com um crescimento populacional de 13,12% ao longo de uma década, esse estado ocupa a primeira colocação do ranking.