A Pfizer, farmacêutica norte-americana, anunciou que o Paxlovid, seu medicamento contra a covid-19, será vendido por US$ 1.390 nos Estados Unidos. As vendas comerciais devem começar ainda em 2023.
A empres acompartilhou com as farmácias e clínicas o valor estimado, o qual será oficialmente recomendado por meio de um comunicado. Esse preço ultrapassa em mais do que o dobro o valor pago pelo governo dos Estados Unidos durante a pandemia, que foi de US$ 529. As informações foram reveladas pelo jornal The Wall Street Journal, que teve acesso ao documento.
Segundo o jornal, um porta-voz da Pfizer afirmou que o preço do Paxlovid “é baseado no valor que ele oferece aos pacientes e sistemas de saúde, devido ao seu importante papel em ajudar a reduzir as hospitalizações e mortes relacionadas à covid-19”.
O medicamento foi autorizado no Brasil em março de 2022 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), depois de um pedido da farmacêutica.
Como funciona
O Paxlovid é um medicamento antiviral que bloqueia a replicação do coronavírus no organismo, reduzindo o impacto da doença. É administrado por via oral e deve ser iniciado logo após o diagnóstico da covid-19, em até 5 dias após o início dos sintomas.
Ele é uma combinação de dois medicamentos: o nirmatrelvir e o ritonavir. O nirmatrelvir é o antiviral que bloqueia a enzima usada pelo coronavírus para se replicar. O ritonavir é um medicamento que aumenta a concentração do nirmatrelvir no organismo.
Indicação
O Paxlovid é indicado para o tratamento da covid-19 em adultos com sintomas leves a moderados, que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para doença grave.