O mundo quer te ouvir. Fala aí!

A internet mudou o processo de comunicação de massa e a própria relação entre os principais elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal ou meio e receptor. Hoje, pode-se falar diretamente com as massas por inúmeros canais de mensagem em tempo real, sem precisar usar rádio, Tv, ou mídia impressa. Mais de 5 bilhões de pessoas, cerca de 64% da população mundial, usam a internet e 4,7 bilhões delas têm acesso a redes sociais.

Ou seja, quase 60% das pessoas no mundo podem te ouvir. Todas elas também são potenciais comunicadores de massa e potenciais receptores de mensagens pela internet.

A internet é uma das grandes revoluções da humanidade, potencializada pela Inteligência Artificial (AI), que ainda faz o direcionamento da mensagem para o público de interesse. Você já parou para pensar onde sua voz pode chegar?

Das dez redes sociais mais usadas no Brasil, o WhatsApp é o campeão de público, com 169 milhões de usuários, o YouTube vem em segundo, com 142 milhões e o Instagram em terceiro, com 113 milhões. Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdemos apenas dos nigerianos, que passam quase 1 hora a mais.

É muita gente ligada por tantas horas. Talvez em busca de algo que você tem a dizer. Você já parou para observar que tipo de interações está fazendo nas redes sociais?

Você pode gastar seu precioso tempo para aprender e ensinar, crescer e fazer o outro crescer, espalhar a boa notícia. Sua voz pode ecoar. No mundo cada vez mais dinâmico e interconectado, a troca de conhecimento e experiências é uma via de mão dupla que não apenas enriquece quem compartilha, mas também inspira e capacita aqueles que recebem.

Hoje, mais do que nunca, as redes sociais e outros meios de comunicação on line oferecem uma plataforma poderosa para indivíduos de todas as origens compartilharem suas histórias, conhecimento e visões.

Quando compartilhamos nossas jornadas de vida, obstáculos e superações, estamos contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Ao ouvir as histórias de outras pessoas, muitos podem encontrar inspiração para enfrentar seus próprios desafios, adquirir confiança e ativar a coragem.

Bons exemplos inspiram e ainda te dão visibilidade e empoderamento. Os indivíduos que se reconhecem nas histórias compartilhadas encontram um senso de pertencimento e solidariedade. Isso é particularmente importante para pessoas que podem se sentir isoladas ou incompreendidas. O compartilhamento de conhecimento e experiências em uma atmosfera de apoio é um catalisador para o crescimento pessoal e a coesão social.

O poder da fala pode ser uma força transformadora quando direcionado para o bem, e a disseminação de mensagens que inspiram, educam e unem as pessoas é uma forma de exercer esse poder de maneira construtiva.

Em um mundo onde a comunicação se tornou uma força poderosa, cada um de nós tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento e a mudança positiva. Ao compartilhar conhecimento, experiências e mensagens inspiradoras, estamos moldando o futuro de maneira mais inclusiva e compassiva.

O transbordo pode ser a diferença que buscamos entre um mundo caótico e um mundo de paz. O conhecimento está na ponta dos nossos dedos e o compartilhamento deles também.

Todo mundo tem uma boa história para contar. E alguém quer ouvir.

Fala aí!

(Artigo Publicado originalmente no Portal Amazonas Atual)

Roseane Mota
Roseane Mota
Roseane Mota é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna do programa mentorado Bússola Executiva. É servidora pública do quadro efetivo do Estado e coordenadora de Comunicação na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, do Governo do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui