É cada dia mais importante definir um projeto de vida saudável para enfrentar a rotina pesada do dia a dia, principalmente para os que moram em grandes centros urbanos, e manter a saúde física e mental, com um programa de atividades, alimentação equilibrada e atitudes positivas em relação a si mesmo e aos outros.
O brasileiro gosta de malhar e de correr, dizem os indicadores. E isso ocorre durante todo o ano. Ou melhor, quase todo o ano. A chegada do mês de dezembro, com todos os convites para festas de confraternização, ceia de Natal, Réveillon e, logo em seguida, as férias, para muitos, pode ser uma pedra nesse projeto de viver bem e em forma.
Muita comida, muita bebida, muitos exageros. Isso coloca água no planejamento da maioria, mesmo aqueles que, disciplinadamente, passaram todo o ano “perseguindo” metas e qualidade de vida. Muita gente “chuta o balde”, “enfia o pé na jaca”, e “entrega a Deus” as consequências que virão.
Mas é possível aproveitar todas essas comemorações sem perder a linha? É possível, sim, diz o personal Training da Fórmula Academia, Andrew Roger. “As pessoas têm a opção de não exagerar e fazer tudo moderadamente”, afirma.
Ele recomenda que todos – independentemente de serem atletas ou não – mantenham uma boa hidratação. “Beber água corretamente ajuda a manter o corpo sadio e livre das toxinas que bebidas e comidas não saudáveis deixam no nosso corpo”, avisa. Depois, é seguir a vida, com boa noite de sono e voltar a comer de forma saudável, segundo o profissional.
Mantendo o foco
Os conselhos de Roger vão além. A agenda cheia de atividades sociais do período, muitas vezes, impede que as pessoas tenham um tempo para realizar alguma atividade física. Mas ele adverte que é preciso fazer ao menos uma caminhada, um hiit de 20 a 30 minutos, o que faz muito bem à saúde.
Para quem é frequentador assíduo de academias, ficar 20 ou 30 dias sem nenhuma atividade pode comprometer o trabalho de todo o ano. “A gente sempre indica aos nossos alunos que aproveitem ao máximo, mas sem perder o foco”, diz.
“Uma ou duas semanas sem nenhuma atividade física vai dificultar na hora do retorno à rotina”, explica. “Se a pessoa tira 20 ou 30 minutos diários só para fazer um alongamento, uma caminhada, não terá essa dificuldade, porque estão com a memória muscular ativada”, complementa.
Para quem vai seguir para as férias em janeiro, o conselho é o mesmo: aproveitar qualquer oportunidade para se exercitar. “Podem fazer atividade ao ar livre, exercícios de alongamento para manter a flexibilidade, corrida e caso possa ir a uma academia, procurar aulas de Yoga e MatPilates, aulas de Dança, que também trazem benefícios para a resistência respiratória e libera endorfina. Assim, estará gastando energia com alegria e movimentos”, observa.
Saúde antes de tudo
Apesar do período festivo emendado com as férias de verão, a Fórmula Academia vai manter várias opções de atividades para que seus alunos continuem firmes na sua rotina.
“Pode aproveitar muito as festividades e comer o necessário. E, se exagerar, corre para Fórmula Ponta Negra que estaremos prontos para te receber”, brinca.
“Saúde gera saúde. Independente de festas ou viagens, tirar alguns minutos para uma atividade física é essencial”, frisa.
Os indicadores
Mais de 21% da população brasileira frequenta academias de ginástica, de acordo com estimativas do mercado fitness, com base em dados da Numbeo, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Statista, sendo o segundo povo no mundo com esse perfil. E, ainda de acordo com estimativas, mais de 8 milhões de brasileiros correm (ou caminham) em ruas, parques e outros espaços públicos.