Últimos dias de 2023 e muita gente já está elaborando a sua carta de intenções para o novo ano, com uma lista de coisas e atitudes que pretende adotar para dar uma guinada na rotina e no estilo de vida. Com alta probabilidade, no topo dessa lista de uma parcela considerável de pessoas está a busca por saúde e qualidade de vida, com atividades físicas e alimentação equilibrada.
Da intenção à prática, vai uma larga história. Tão logo os primeiros dias do ano chegam e a vida retoma o curso da normalidade, as boas intenções muitas vezes são relegadas a um cantinho bem escondido da memória para serem retomadas no final do ano, de novo.
“O importante é começar. E isso pode ser feito a qualquer momento”, diz o personal trainer Andrew Rogger, da Fórmula Academia, no Shopping Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. “Mas, antes de tudo, é preciso buscar o auxílio médico para fazer uma avaliação geral e isso vale tanto para quem já tem uma rotina de atividades físicas como para quem está pretendendo iniciar”, adverte. “É também importante procurar um nutricionista para ver a dieta adequada ao objetivo pretendido”, explica.
É preciso escolher uma atividade de baixo impacto como, por exemplo as caminhadas, dança e até mesmo a musculação com treinos de progressão sob orientação profissional. “O corpo precisa se acostumar com uma rotina de exercícios”, explica o treinador. “E é importante escolher uma atividade que você goste”, orienta.
Alongamentos, crossfit e musculação são algumas sugestões. “Além de auxiliar na busca dos objetivos, que para a maioria é a perda de peso, também auxiliam na aceleração do metabolismo e no ganho de massa magra, tão importante para o nosso corpo”.
Na Fórmula, além de encontrar uma estrutura preparada, há também o suporte de pessoal especializado que estará disponível para prestar a ajuda e a orientação necessárias. “Na Fórmula, o treinando vai trabalhar também a interação social, pois nos concentramos tanto no coletivo quanto no individual”, ressalta.
“A academia está preparada para auxiliar cada aluno com profissionais aptos a fazer a prescrição correta”, destaca.
Entre as atividades disponíveis na Fórmula estão o indoorcycle, alongamento, MMA fitness, balé fitness, crosstraining e musculação com atendimento personalizado.
Outro conselho de Andrew Rogger é manter o corpo sempre hidratado, pois ajuda na liberação das toxinas.
A alimentação é outro fator importante. “Corresponde a 70% de todo o trabalho que será realizado para o emagrecimento, o ganho de massa muscular, a busca da qualidade de vida”, afirma a nutricionista Klis Bertoldo.
“A atividade física precisa ser aliada a uma alimentação mais natural possível, sem exagerar. De preferência, evitar os alimentos ultraprocessados. Dependendo da rotina da pessoa, as marmitas caseiras são a melhor opção”, indica Bertoldo.