Na manhã desta segunda-feira (7), faleceu a renomada atriz Aracy Balabanian, aos 83 anos. No final do ano passado, ela havia recebido o diagnóstico de câncer de pulmão e desde então estava sob cuidados médicos na Clínica São Vicente, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A notícia foi oficialmente confirmada por seus parentes e amigos.
A atriz estreou na televisão em 1972, com a novela O primeiro amor, na rede Globo. Aracy costumava contar que seu início de carreira foi “uma tourada”. O pai não aceitava a escolha da filha que, aos 12 anos, depois de ver um espetáculo com a companhia Maria Della Costa, ficou emocionada e decidiu tornar-se atriz. Ela dizia que começou a fazer televisão em uma época em que não era “bonito” nem bem-visto aparecer na telinha.
Aracy era filha de imigrantes da Armênia, no entanto, ela e os sete irmãos nasceram em solo brasileiro. Aos 15 anos se mudou para São Paulo com a família e começou a batalhar pelo sonho de ser atriz.
No humorístico “Sai de Baixo”, ficou conhecida nacionalmente pelo papel de Cassandra. O programa foi gravado ao vivo, no Teatro Procópio Ferreira, de 1996 a 2002. Em diferentes cenas, ela protagonizou momentos hilários com os atores Miguel Falabella e Tom Cavalcante. Nas redes sociais, Miguel homenageou a artista.
“Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu”, escreveu.
Aracy atuou ainda em novelas marcantes da TV Globo como “Guerra dos Sexos”, “Ti Ti Ti”, “Que Rei Sou Eu”, “Rainha da Sucata”, “Deus nos Acuda”, “Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados”, “Saramandaia”, “Pega Pega”, entre outras.
O último trabalho da intérprete na TV foi no especial de fim de ano Globo “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa.