Jéssica Vasconcelos
jessicavasconcelos@canaltres.com.br
MANAUS – AM| Manaus irá sediar, pela primeira vez, o evento para entrega do Prêmio Lixo Zero Brasil. As inscrições para concorrer à premiação já estão abertas até o dia 21 de novembro e valem para ações em todo o país.
A premiação, que acontece anualmente, tem como objetivo reconhecer e valorizar ações de estímulo às boas práticas, no que diz respeito à gestão dos resíduos e à sustentabilidade.
A cerimônia de anúncio dos vencedores será realizada no dia 17 de dezembro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A divulgação do resultado também será transmitida pela internet.
As inscrições para participação no Prêmio Lixo Zero Brasil podem ser feitas pelo site https://www.premiolixozero.com.br/ . São 18 categorias: Conscientização e Educação; Reciclagem ou Sistema de Reciclagem; Compostagem; Redução e Reuso; Tendências; Ações Comunitárias; Políticas Públicas; Comunicação e Imprensa; Tecnologia; Cidades Lixo Zero; Escolas Lixo Zero; Eventos Lixo Zero; Indústria Lixo Zero; Celebridades e Influenciadores; Beleza e Saúde; Audiovisual; Logística Reversa e Moda Lixo Zero.
O prêmio é idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), instituição que atua em todo o país no desenvolvimento de ações com foco na destinação correta dos resíduos. O ILZB é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Fundado em 2010, a entidade representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios do Lixo Zero no mundo.
O embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria, ressalta a importância da realização do evento em Manaus. “O prêmio é um momento importante de conhecer as iniciativas que são referência e estão sendo realizadas no país, captar bons exemplos e replicar nas cidades as ideias que estão sendo sucesso. Nosso objetivo comum é fazer com que as cidades se tornem sustentáveis”, afirmou.
Daniel Santos diz que, em 2020, Manaus teve 11 projetos de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, concorrendo ao Prêmio Lixo Zero Brasil. O coletivo Lixo Zero Manaus, o qual representa também, ganhou na categoria “Melhor Evento Municipal”.
Segundo ele, a intenção é que mais projetos sejam inscritos na edição 2021 do prêmio. “Manaus possui uma gama de bons exemplos que precisam ser replicados e difundidos, para que mais pessoas comecem a ter consciência do seu papel em relação ao meio ambiente”, ressaltou.
Ele destaca que o estado tem avançado em muitos pontos no que diz respeito à destinação dos resíduos, mas ainda há muita coisa a ser feita. “Temos visto, também, uma mudança gradual de postura da população. Por isso, é preciso reforçar e expandir ainda mais o trabalho de conscientização, educação ambiental e desenvolvimento de políticas públicas nessa área”, frisou.
Matéria top, parabéns pela iniciativa, Daniel!