Manaus irá sediar, pela primeira vez, evento nacional para entrega do Prêmio Lixo Zero Brasil

O biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria, é embaixador do ILZB em Manaus. Foto: Divulgação

Jéssica Vasconcelos

jessicavasconcelos@canaltres.com.br

MANAUS – AM| Manaus irá sediar, pela primeira vez, o evento para entrega do Prêmio Lixo Zero Brasil. As inscrições para concorrer à premiação já estão abertas até o dia 21 de novembro e valem para ações em todo o país.

A premiação, que acontece anualmente, tem como objetivo reconhecer e valorizar ações de estímulo às boas práticas, no que diz respeito à gestão dos resíduos e à sustentabilidade.

A cerimônia de anúncio dos vencedores será realizada no dia 17 de dezembro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A divulgação do resultado também será transmitida pela internet.

As inscrições para participação no Prêmio Lixo Zero Brasil podem ser feitas pelo site https://www.premiolixozero.com.br/ . São 18 categorias: Conscientização e Educação; Reciclagem ou Sistema de Reciclagem; Compostagem; Redução e Reuso; Tendências; Ações Comunitárias; Políticas Públicas; Comunicação e Imprensa; Tecnologia; Cidades Lixo Zero; Escolas Lixo Zero; Eventos Lixo Zero; Indústria Lixo Zero; Celebridades e Influenciadores; Beleza e Saúde; Audiovisual; Logística Reversa e Moda Lixo Zero.

O prêmio é idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), instituição que atua em todo o país no desenvolvimento de ações com foco na destinação correta dos resíduos. O ILZB é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Fundado em 2010, a entidade representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios do Lixo Zero no mundo.

O embaixador do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria, ressalta a importância da realização do evento em Manaus. “O prêmio é um momento importante de conhecer as iniciativas que são referência e estão sendo realizadas no país, captar bons exemplos e replicar nas cidades as ideias que estão sendo sucesso. Nosso objetivo comum é fazer com que as cidades se tornem sustentáveis”, afirmou.

Daniel Santos diz que, em 2020, Manaus teve 11 projetos de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, concorrendo ao Prêmio Lixo Zero Brasil. O coletivo Lixo Zero Manaus, o qual representa também, ganhou na categoria “Melhor Evento Municipal”.

Segundo ele, a intenção é que mais projetos sejam inscritos na edição 2021 do prêmio. “Manaus possui uma gama de bons exemplos que precisam ser replicados e difundidos, para que mais pessoas comecem a ter consciência do seu papel em relação ao meio ambiente”, ressaltou.

Ele destaca que o estado tem avançado em muitos pontos no que diz respeito à destinação dos resíduos, mas ainda há muita coisa a ser feita. “Temos visto, também, uma mudança gradual de postura da população. Por isso, é preciso reforçar e expandir ainda mais o trabalho de conscientização, educação ambiental e desenvolvimento de políticas públicas nessa área”, frisou.

Jéssica Vasconcelos
Jéssica Vasconcelos
Formada em Jornalismo, com especialização em Assessoria de Imprensa. Atua há 10 anos no mercado, com passagens por jornal impresso e assessorias de imprensa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui