Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de floresta em Iranduba, no Amazonas. O fogo já percorreu cerca de três quilômetros de extensão e o Corpo de Bombeiros chega ao terceiro dia de combate às chamas nesta quarta-feira (27).
A área atingida pelo fogo está localizada no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). De acordo com o CBMAM, mais de 40 combatentes estão atuando no local.
Conforme o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, o incêndio é resultado de ação humana. Segundo o coronel, o vento, somado às altas temperaturas, influenciou na rápida propagação das chamas.
“Tem causa humana. É alguém que passou por aqui, fez uma fogueira de forma negligente ou até mesmo criminosa. Por isso, mais uma vez, a gente pede que em hipótese alguma você faça fogo. O clima está muito propício à propagação de incêndios, então certamente foi atuação de uma pessoa que iniciou isso aqui”, reforçou o comandante.
Além disso, o comandante-geral explica que o local é de difícil acesso. “Existe muita vegetação seca e a gente está com homens, equipamentos e utilizando técnicas adequadas para extinguir completamente”, disse.
Dados do Corpo de Bombeiros apontam que, entre 12 de julho e 25 de setembro, foram combatidos 1.317 incêndios, no Amazonas: 496 casos em Manaus, e 821, no interior.
Atualmente, o CBMAM possui equipes de bombeiros combatentes atuando em 21 municípios do interior, com maior incidência de ocorrências.