Com o feriado da Semana da Pátria, muitas pessoas viajam e não podem doar sangue. Por isso, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca doadores dos tipos O+ e O- para comparecerem ao hemocentro.
Esses tipos sanguíneos são considerados doadores universais, ou seja, podem ser transfundidos para qualquer pessoa. Por isso, são essenciais para salvar vidas.
Para ajudar a manter os estoques regulares nos próximos dias, o Hemoam terá funcionamento especial no setor de doação, fechando apenas na quinta-feira, no feriado de 7 de setembro. Nos dias 4, 5, 6, 8 e 9, o funcionamento será normal, das 7h às 18h.
Nos últimos dias, o Hemoam registrou queda nas doações e alerta para a tendência de esvaziamento de doadores no decorrer da semana.
A falta de bolsas de sangue é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde. Isso pode afetar a realização de procedimentos, como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.
Requisitos
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.