Nesta quinta-feira (14/12), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A (Prodam), divulgaram o calendário de matrículas 2024.
O calendário inicia com as rematrículas, abertas a partir da segunda-feira (18/12) até o dia 4 de janeiro de 2024, com um processo realizado pelas próprias escolas. Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 5 de janeiro. Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 8 e 9 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.
O processo de matrícula para novos alunos e o processo de transferência terão início no dia 10 de janeiro de 2024, tanto da rede estadual, quanto da municipal, também poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio; ou presencial, nas escolas públicas.
Entre 10 e 11 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 17 a 19 de janeiro, todos os demais alunos novatos.
Vagas
Para o ano letivo 2024, a rede estadual de ensino ofertará 558.273 vagas, tanto na capital, quanto no interior. A estimativa é de que 356,4 mil sejam de rematrículas e reordenamentos, e 201,8 mil de estudantes novatos.
E na rede municipal da capital, a Semed rematriculará 222.316 discentes e ofertará 70.248 novas, podendo chegar a 292.564 estudantes matriculados.
Canais de atendimento
A Secretaria de Educação disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: seduc.atende@seduc.net. Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails gmatricula@semed.manaus.am.gov.br e falasemed@semed.manaus.am.gov.br.
Login
Outra novidade do processo de matrículas é que a partir do dia 4 de janeiro os pais ou responsáveis também poderão acessar o sistema utilizando login e senha do Portal de Serviços do Governo Federal, o gov.br.
De acordo com o gerente de Sistemas da Prodam, Abel Neto, a equipe técnica fez a associação do cadastro do sistema de matrículas ao cadastro do gov.br, acrescentando mais uma maneira de realizar o login.
“O que fizemos foi vincular as contas dos usuários do nosso sistema ao Portal do Governo Federal, de modo que todos os dados permaneçam os mesmos”, excplicou. Mas, quem não quiser aderir ao gov.br poderá acessar o site normalmente com o login e senha do site de matrículas, explica.
Cadastro
Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável.
O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado e esse código deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa será possível dar seguimento ao cadastro do responsável e do aluno.