O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, está internado há 12 dias em um hospital paulistano com um quadro de insuficiência cardíaca. Não foram revelados até o momento outros detalhes das causas subjacentes do quadro de Faustão.
Este é um distúrbio “em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo, causando redução do fluxo sanguíneo, refluxo (congestão) de sangue nas veias e nos pulmões e/ou outras alterações que podem debilitar ou enrijecer ainda mais o coração”, descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.
O apresentado é atendido pelo cardiologista Fernando Bacal. A nota sobre o estado de saúde foi assinada também por Miguel Cendoroglo Neto, diretor-médico e de serviços hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto para o tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca. Neste momento, encontra-se estável e em cuidados intensivos”.
Em 2021, ainda na Globo, Faustão passou por uma internação para o tratamento de um edema linfático. O apresentador vem fazendo internações de rotina para combater o déficit de circulação que ocorre nos vasos linfáticos e provoca o acúmulo de líquidos por alguma insuficiência no organismo. No mesmo ano, ele contraiu uma infecção urinária e também precisou ser hospitalizado.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (e consequente inchaço) nas pernas) e a falta de capacidade de realizar exercícios ou tarefas que exijam esforço físico.
Além dos sinais acima, indivíduos com essa condição podem sentir palpitações e dor no peito durante atividade física.
A insuficiência cardíaca pode ser causada por diversos problemas que afetam o coração, como fraqueza ou rigidez do músculo cardíaco, doenças cardíacas, toxinas e distúrbios genéticos. Outras causas do quadro podem incluir isquemias, infartos, pressão arterial elevada, miocardites provocadas pela infecção por Covid-19, assim como causas valvulares.