Vanessa Bayma
vanessabayma@canaltres.com.br
MANAUS (AM) – Uma menina de 7 anos e uma mulher de 37 anos morreram durante a forte chuva na manhã desta segunda-feira (17). A criança foi soterrada na rua Curió, comunidade Fazendinha, Zona Norte, quando a casa onde morava desabou. Já a segunda vítima foi soterrada por um deslizamento de terra em parte da casa, na comunidade Nossa Senhora Perpétuo Socorro, na mesma zona.
A menina, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que realizaram o resgate, estava com os familiares dentro de casa quando começou a chover muito forte. A estrutura da casa não aguentou e ela havia se escondido debaixo da cama, com medo.
A mulher de 37 anos teve parte da casa atingida por um deslizamento de terra, provocado pelo temporal e acabou também não resistindo aos ferimentos. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML).
Forte chuva
A Defesa Civil de Manaus informou que choveu 80 mm até o final da manhã e que foram atendidas mais de 90 ocorrências, principalmente nas zonas Norte e Leste. Os ventos, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), ficaram entre 40 a 60 quilômetros por hora. A falta de energia e água em diversos pontos da cidade também foi registrada.
Dos registros da Defesa Civil, 11 foram somente de alagamento, com várias ruas ficando impossibilitadas para o tráfego de pedestres e até mesmo por veículos. Na Zona Norte os problemas foram maiores. A situação foi registrada nas ruas 20 e Marcos Cavalcante, no bairro Alfredo Nascimento; rua Travessa Tiradentes, bairro Riacho Doce; rua senador João Bosco, Riacho Doce; rua São Justino, comunidade Nossa Senhora do Socorro; rua Agrião, Nova Cidade; rua 16, bairro Mundo Novo; avenida Noel Nutels, Cidade Nova; e rua Travessa 35, conjunto Oswaldo Frota.
No Zona Centro-Sul, o alagamento atingiu a rua Barão do Suruí, bairro Parque das Laranjeiras. Na Zona Leste, a rua Jander, loteamento Fazendinha. Houve, ainda, desabamento de muro na rua meca, Comunidade Campo Dourado, risco de tombamento de árvore na rua Capim-palma, Jardim Mauá, e risco de deslizamento de barranco na rua Ladário, bairro Cidade Nova, todos na Zona Norte. Também foi registrado o rompimento de bueiro na rua Santo Antônio, Comunidade Cidade de Deus, Zona Leste.
Sem energia e água
Como já é esperado por alguns manauaras, houve a interrupção do fornecimento de energia e o abastecimento de água. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) informou que em virtude das ocorrências de interrupção de energia em vários pontos da cidade, o abastecimento de água tratada foi afetado em várias zonas da cidade.
De acordo com a Amazonas Energia, a maior parte das ocorrências registradas pela empresa foi pela avenida Torquato Tapajós, Conjunto dos Sargentos e estrada da Ponta Negra, onde as fortes rajadas de vento ocasionaram descargas atomosféricas e atingiram a rede de energia.
Na avenida Noel Nutels, um veículo colidiu com um poste, o que afetou o serviço para os bairros Amazonino Mendes e o Núcleo 23, da Cidade Nova.
A chuva ocasionou ainda danos com a vegetação e objetos lançados sob a rede elétrica, danificando vários outros equipamentos.
Tanto a Ageman quanto a Amazonas Energia informaram que equipes estavam trabalhando para normalizar os serviços o mais breve possível.
A Ageman informou, ainda, que as ocorrências de falta d’água deverão ser comunicadas à empresa Águas de Manaus por meio do 0800-092-0195 e também na Ouvidoria da Ageman no número 0800-092-3511 ou pelo WhatsApp 98842-5821.