DIA DO DOADOR: Amazonas tem 560 mil cadastrados, mas banco de sangue ainda está 30% abaixo do normal

São aproximadamente 4,3 mil doações/mês. Ainda assim estoques de alguns tipos estão críticos. FOTO: Divulgação/Hemoam.

DA REDAÇÃO

MANAUS – |O estoque do banco de sangue da Fundação Hospital de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está 30% abaixo do nível considerado regular, com situações mais críticas para os tipos com RH negativo (AB-,B- e O-) e também para o tipo O+, de acordo com o site do órgão. O tipo A- está com estoque em situação de alerta e os demais com RH positivo estão em níveis normais.

Para fazer frente às demandas para o sangue e seus derivados da rede hospitalar e de emergência, o Hemoam faz, durante toda esta terça-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, uma série de atividades para homenagear aqueles que dedicam uma parte de seu tempo para ir ao banco depositar esperança para os que estão na outra ponta, necessitando com urgência e às vezes com constância, da transfusão.

E eles não são poucos no Amazonas. O cadastro do Hemoam registra aproximadamente 560 mil doadores e, por mês, recebe aproximadamente 4,3 mil doadores em seus laboratórios de coleta. O banco de doadores tem como voluntários e maiores colaboradores servidores públicos, militares e bombeiros, entre outros parceiros.

O Hemoam faz campanhas semanais para ajudar a manter o estoque de sangue, com o apoio de igrejas, empresas públicas e privadas, forças militares, além da sociedade civil organizada. Diariamente, nas redes sociais, são realizadas ainda publicações com registros de doadores e apelo para que compareçam ao Hemoam. Em situações específicas, o “Vampirão”, unidade móvel para a coleta de sangue, vai aos locais parceiros para receber as doações.

Como exemplo, o Corpo de Bombeiros que tem aproximadamente 100 mil voluntários doadores, faz, nesta quarta-feira (15) uma ação denominada: “salvar está no nosso sangue”, de estímulo à doação. A ação acontece de 8h às 17h, no Comando Geral, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, e tem como meta ajudar o Hemoam a recompor o estoque do banco de sangue.

A unidade móvel de coleta de sangue do Hemoam vai estar no pátio do CBMAM aguardando os doadores. Durante a campanha, os filhos dos doadores vão ter ainda uma programação divertida com tirolesa, rapel e passeio nas viaturas do Corpo de Bombeiros.

A ação de doação de sangue vai acontecer também em alguns municípios onde existem quartéis dos bombeiros, como Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé. Os militares do interior vão poder doar sangue nas unidades de saúde dos respectivos municípios.

Como ser um doador – É fácil, simples e quase indolor. Basta estar com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. Você também deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. O ponto de coleta é a sede do Hemoam, localizada na Av. Constantino Nery, 4397, bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h às 18 horas.

Programação – A programação começou às 9h da manhã desta terça-feira e se estende durante o dia, com bolo, brindes e parabéns, além de um pocket show no Hall da fundação, no meio da tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui