Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Muito mais que uma data, é uma jornada para conquistar objetivos pessoais e profissionais. Na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.
Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa. Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo racial, as mulheres negras são 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a igualdade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.
Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Essas conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização pessoal de cada pessoa. Exemplo disto é a história de Katrine Lima, 21 anos, que atua no McDonald’s recém-inaugurado em Manaus.
É o primeiro emprego da Katrine, que entrou na companhia em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, ela é Embaixadora da Experiência do Cliente e atua no salão do Drive-Thru da Ephigênio Salles, cuidando do marketing, da imagem da unidade e do atendimento aos clientes. Para a jovem, a empresa desenvolveu as suas habilidades na comunicação e lhe tirou da zona de conforto.
“Sempre fui muito quieta, não era de me comunicar muito, e o McDonald’s foi minha salvação, vamos dizer assim. Aprendi a me comunicar muito bem, no meu cargo eu lido muito com crianças. A empresa desenvolve muito bem seus funcionários, nos ajuda a pensar rápido e a agir mantendo sempre um bom ambiente para o público”, explicou a embaixadora.
Sobre a expectativa de crescimento profissional, a jovem afirma que pretende seguir na área de marketing. “Gosto muito de trabalhar na empresa, estou me desenvolvendo bastante em marketing, pretendo seguir nessa área”.
Reconhecer e valorizar trajetórias como essa, reforçando o potencial das mulheres, é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas.
Para conhecer mais, acesse https://receitadofuturo.com.br/.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui aproximadamente 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 30/09/2022). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite o nosso site.