Neste sábado (20), a Prefeitura de Manaus irá promover o “Dia D” da campanha nacional de multivacinação, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra diversas doenças imunopreveníveis. Serão 229 salas de vacina, distribuídas por toda a cidade, abertas das 8h às 16h.
A campanha será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, de acordo com Shádia Fraxe, secretária da pasta, todo o planejamento para o “Dia D” foi discutido com os Distritos de Saúde (Disas) da capital (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural).
“Pedimos que as famílias reservem um tempinho do seu dia para buscar nossos vacinadores e garantir a imunização de seus filhos. É um gesto de amor e cuidado, não apenas com seu círculo familiar, mas com toda a sociedade”, afirma Shádia.
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os usuários poderão encontrar as vacinas em igrejas, escolas, estabelecimentos comerciais, associações comunitárias, dentre outros pontos que estarão funcionando para a mobilização.
“A campanha tem como público-alvo todos os bebês, crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos de idade, que devem estar acompanhados de responsáveis com 18 anos ou mais. O calendário básico prevê 18 imunizantes para esse público, então é importante levar a caderneta de vacinação para que sejam avaliadas quais doses estão faltando”, observa a secretária da Semsa.
A lista com os endereços das salas de vacina do “Dia D” da campanha de multivacinação pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br, e também nas redes sociais oficiais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Além do cartão de vacina, os usuários precisam apresentar documento de identidade com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Campanha
Devido à confirmação de um caso de poliomielite no Peru, que faz fronteira com o Amazonas, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de multivacinação no estado. A mobilização deve se estender até o próximo dia 25.
Em Manaus, conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, para facilitar o acesso dos usuários, nove unidades estendem o funcionamento até 20h em dias úteis, e abrem aos sábados de 8h às 12h.
“A cidade de Manaus, assim como o restante do país, apresenta coberturas vacinais muito abaixo da meta, e isso significa que corremos risco de sofrer com o retorno de doenças já controladas ou erradicadas”, alerta Isabel.
Influenza
Nesta quinta-feira, 18/5, a Prefeitura de Manaus liberou a vacina contra a influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade. O público pode aproveitar a mobilização do “Dia D” de multivacinação para acessar as salas de vacina e receber o imunizante contra a doença, inclusive jovens a partir de 15 anos e adultos.
“Temos 350 mil doses da vacina contra a influenza disponíveis no município, que serão ofertadas até o esgotamento dos estoques”, reforça Isabel.