Cada vez mais o Pole Dance tem caído no gosto dos amazonenses. A modalidade, que mistura ginástica e dança, oferece diversos benefícios para todas as idades. Como no caso da psicóloga Karla Raisa Malta Lemos, que há oito anos é praticante do Pole Dance.
Fascinada pelos movimentos acrobáticos na barra, ela explica que aproveitou que suas amigas abriram um estúdio voltado para a modalidade e decidiu ter a sua primeira experiência. Desde então, não parou mais.
“Eu sempre gostei muito de dançar, então, o Pole Dance me deu mais musicalidade, coordenação motora, força, equilíbrio, capacidade de enfrentar meus medos e desafios por achar que não seria capaz de fazer alguma figura (poses) mais elaborada”, disse Karla.
Outro benefício que a psicóloga conquistou durante a prática foi a de se sentir mais segura, mais conectada com ela mesma, além de livre de padrões e pensamentos preconceituosos e arcaicos.
“Para quem deseja começar a fazer Pole Dance apenas indico que só vá! O primeiro passo é enfrentar o pensamento de que não é capaz de começar a praticar. Logo percebe o quanto é bom ser livre”, declara a pole dancer.
Democrático
Por ser um esporte democrático, praticamente qualquer pessoa pode fazer, até mesmo da terceira idade ou que esteja acima do peso. Isso é o que assegura a instrutora e praticante há onze anos de Pole Dance, Thayrinne Santos Bezerra.
“Os exercícios podem ser adaptados para atender diferentes níveis de condicionamento físico, permitindo que pessoas de todas as idades e biotipos possam participar e desfrutar dos benefícios da prática”, aponta a especialista.
Thayrinne destaca que é importante, no entanto, que as pessoas sejam orientadas por instrutores qualificados, que possam oferecer modificações e exercícios adequados às suas necessidades específicas.
A prática regular da modalidade, segundo ela, oferece uma infinidade de benefícios, principalmente por envolver um trabalho completo de todos os grupos musculares.
“Proporciona aumento da força, flexibilidade, resistência física e tônus muscular, além de ser um exercício cardiovascular muito eficiente”, aponta a especialista.
Ao longo do tempo, também é possível notar a melhora na autoestima de quem pratica. Isso porque são realizadas posturas e movimentos bastante desafiadores, que permitem o desenvolvimento de habilidades físicas e a conquista de novas metas ao longo do tempo.
“Por ser também uma prática artística, permite que os praticantes se expressem de maneira criativa, através da dança e de elementos coreográficos, proporcionando uma sensação de empoderamento, liberdade, bem-estar emocional, além de poder colaborar para a redução do estresse”, disse Thayrinne.
O tempo para que os resultados apareçam pode variar, dependendo de vários fatores, como frequência de treino, intensidade, esforço individual, histórico físico e objetivo. “No entanto, a maioria dos alunos relata que nota os primeiros resultados já em algumas semanas de prática regular”, afirma a instrutora.
Empreendedorismo
Segundo Thayrinne, a paixão pelo Pole Dance começou através do interesse pelos benefícios físicos que a modalidade proporciona, e rapidamente se tornou um vício.
“Depois de algum tempo praticando percebi que, para além do físico, o pole me ajudou de várias formas, e, com isso, três anos depois, abri o Studio Möbius e passei a empreender no ramo. Em 2023 o espaço completa oito anos”, informa.
A maior parte das pessoas procura o Pole Dance como uma alternativa de exercício físico, diz a instrutora. Geralmente, são mulheres que querem começar uma atividade, mas não gostam do ambiente da academia e optam por uma atividade física diferenciada, que combina exercício, dança, diversão e uma grande comunidade de outras pessoas que partilham da mesma sensação.