Margareth Queiroz
margarethqueiroz@canaltres.com.br
PORTUGAL – A Europa é linda e são infinitas as possibilidades para se explorar numa viagem. Aqui proponho a visita a Portugal, começando por Lisboa e passando por Sintra, Cascais, Nazaré e Porto, opções de tirar o fôlego nesse trajeto.
Antes de colocar o pé na estrada – ou no avião – é sempre bom ter tudo planejado. Faça uma pesquisa para definir o roteiro, verifique se vai precisar alugar carro nas cidades por onde passar e, se for possível, já compre com antecedência os ingressos de excursões, museus e outras atrações que pretenda ir.
O planejamento reduz custos, porque você pode pesquisar preços, e economiza um tempo precioso da viagem, que é gasto por quem chega, sem nem saber por onde começar.
Importante: fique de olho para identificar o melhor momento para viajar, por causa da pandemia e dos casos da nova variante Ômicron. Veja se há restrições para entrada no país e leve sempre junto o cartão de vacinação.
A sugestão aqui é iniciar o roteiro por Lisboa. Uma cidade bonita, limpa, com vida noturna vibrante, muita gente nas ruas, povo hospitaleiro e muito simpático com os turistas brasileiros. A língua portuguesa é um elo forte que faz com que os brasileiros sintam-se em casa.
A dica é reservar hotel próximo das áreas de visitação, para facilitar o deslocamento. Dessa forma, não precisa nem alugar carro para passear na cidade, somente quando resolver sair para locais vizinhos, no sistema de bate e volta.
Partindo desse princípio, um bom local para ficar hospedado é na área central de Lisboa, a região da Baixa, onde fica a estação do Rossio, a Praça da Figueira e suas oito ruas que partem em paralelo, em direção à Praça do Comércio e de onde se tem uma vista belíssima do Rio Tejo. A Praça da Figueira também leva à rua Augusta, onde tem o Arco do Triunfo e, lá em cima, um mirante que proporciona uma linda vista da cidade. O Arco do Triunfo é um símbolo do renascimento de Lisboa, depois do grande terremoto ocorrido no século XVIII.
Sete bairros em Lisboa não podem deixar de ser visitados, porque todos, guardando suas características próprias, oferecem várias atrações, pontos turísticos a serem visitados e muita movimentação. São eles: a região da Baixa, já citada, com suas lojas, bares e restaurantes modernos e agitados; Alfama, que fica aos pés do Castelo de São Jorge; Chiado e Bairro Alto, que têm um ambiente mais boêmio; Cais do Sodré, na margem do Rio Tejo; Belém, parada obrigatória; e o Parque das Nações, para conhecer a área mais nova e moderna da capital portuguesa.
O bairro mais antigo e típico de Lisboa é Alfama, um local tomado por ruas estreitas, onde só dá para passar a pé. Nessas vielas ficam dezenas de pequenos bares e restaurantes com apresentações de fado. Indico a Tasca do Chico, mas aviso: é pequena e lá fora a fila é longa, mas flui rapidamente, porque não é um local para jantar. Em geral, as pessoas entram, assistem ao grupo que estiver se apresentando, bebem, petiscam e saem no intervalo para a próxima apresentação.
Um hábito curioso é que nos restaurantes onde tem fado, quando o cantor inicia a apresentação, o serviço de atendimento para, as pessoas repousam os talheres e se concentram na música, apenas consumindo o bom vinho. Cada apresentação dura em torno de 15 minutos. Quando encerra e, após os aplausos, todos voltam a comer e beber normalmente. E param quando o grupo seguinte ocupa o palco. Uma reverência aos artistas. Muito justo!
Explorar o lado oposto de Alfama, o Bairro Alto e o Chiado, também vale a pena. Se você estiver no centro, pode pegar os elevadores da Glória ou da Santa Justa, para chegar lá. No Bairro Alto, recomendo o restaurante Adega Machado, que também tem fado, e um maravilhoso bacalhau.
No Cais do Sodré o point é o Mercado da Ribeira, que foi totalmente remodelado. O bairro, antiga área de prostíbulos e de construção de navios, é hoje um dos mais movimentados de Lisboa. O Mercado da Ribeira é ótimo local para almoçar ou curtir o fim de tarde. Tem uma praça de alimentação muito charmosa e uma vasta opção de pratos e petiscos gourmetizados.
Já em Belém, o roteiro, que pode ser feito todo a pé, é de visita aos prédios históricos e museus. Além da famosa Torre de Belém, construída entre 1514 e 1519 para proteger a entrada do Rio Tejo de forças inimigas, no local tem, ainda, o Padrão do Descobrimento, de onde saíram as caravelas dos descobridores. Foi de lá que saiu Pedro Alvares Cabral, na viagem em que acabou por descobrir o Brasil.
No bairro, merece visita o Mosteiro dos Jerônimos e o túmulo de Luís Vaz de Camões. Na Praça do Império também tem o Centro Cultural de Belém e os museus Nacional de Arqueologia, da Marinha e de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Fechando o roteiro, é também lá que fica a tradicional Pastelaria de Belém, que funciona desde 1837 e onde foi criada esta delícia que hoje é encontrada no mundo todo. A disputa para saborear o autêntico pastel de Belém é grande, com fila para entrar no local.
Ao contrário de Belém, o Parque das Nações atrai os turistas pelas construções mais modernas, com arquitetura que também chama a atenção. No local, tem o Oceanário de Lisboa, um dos maiores da Europa, e o teleférico, que permite uma vista panorâmica interessante da cidade.
Cidades próximas, no sistema de bate e volta
De Lisboa, em esquema de bate e volta, dá para conhecer várias cidades. Uma delas é Sintra, a 30 km da capital. As atrações por lá são o Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e Quinta da Regaleira. As ruas estreitas comportam vários restaurantes com boas opções do tradicional bacalhau.
Perto de Sintra tem Cascais, uma cidade litorânea de encher os olhos, com paisagens e praias belíssimas. Dentre elas, Cabo da Roca, Praia do Guincho e Boca do Inferno. Logo na entrada da cidade, no centro histórico, você pode estacionar o carro e passear a pé pela orla, passando pelas praias da Conceição, Duquesa e Rainha. Além da vista do mar, o espaço é tomado por construções históricas e palacetes.
Sintra e Cascais podem ser visitadas no mesmo dia. Já a cidade do Porto, a 313,4 quilômetros de Lisboa, vai exigir que você monte sua base no local, se hospedando na cidade para poder conhecer todos os atrativos turísticos.
Se for de carro, saindo de Lisboa dá para conhecer no caminho outras cidades e vilas. Recomendo passar em Nazaré, a 122 km da capital portuguesa, famosa pelas ondas gigantes, que atraem surfistas do mundo todo. Nazaré é uma ótima parada para respirar o ar puro, aproveitar uma vista deslumbrante do mar e sentar em um dos restaurantes para beber a tradicional cerveja Sagres e comer uma sardinha assada na brasa.
A sardinha portuguesa é famosa. Se você quiser levar para casa, em lata, uma dica é ir à loja “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, no bairro do Rossio, em Lisboa. A decoração da loja remete a um circo, encantando os visitantes.
Voltando a Nazaré, as praias são muito bonitas, mas as águas do mar são bem frias no local, atingindo apenas 18 graus no verão. É preciso coragem. Indico para visita o Forte de São Miguel Arcanjo. Dentro do forte você encontrará informações sobre o surf e fotos das ondas gigantes. O farol do Forte é um local muito bom para fotos, pela vista belíssima do litoral. É dali que os visitantes acompanham as disputas de surf.
Porto, patrimônio mundial
Chegando à cidade do Porto, prepara-se para muitas atrações. Porto faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. Cidade das mais antigas da Europa, reúne um grande número de monumentos, museus e igrejas. É pequena, apesar de ser a segunda maior cidade do país. Os passeios podem ser feitos a pé.
O rio Douro separa a cidade de Vila Nova de Gaia, onde ficam as adegas em que o famoso vinho do Porto é armazenado e envelhecido. Os passeios são interessantes tanto de um lado quanto do outro e a interligação entre eles é a Ponte Luis I.
Do lado da cidade, à margem do rio Douro, tem o Cais da Ribeira, o principal ponto turístico, com muitos bares e restaurantes. Do outro lado, na Vila Nova de Gaia, outras tantas opções para quem quiser provar os pratos tradicionais e os vinhos produzidos no local, inclusive, com excursões específicas para isso. A vista, de ambos os lados, é maravilhosa.
Para completar o cenário, só mesmo um passeio de barco pelo Rio Douro, fazendo o Tour das 6 Pontes. O tour dura, em média, 1h30. No percurso, as pontes históricas da cidade, seguindo até a foz do rio, onde ele encontra o Oceano Atlântico.
Na cidade do Porto, o roteiro turístico deve incluir a Praça da Liberdade, que é rodeada de prédios antigos, com arquitetura renascentista, e com muitos restaurantes, bares e cafés. Já no centro antigo, algumas ruas abaixo, o cenário é composto por casarões com fachadas de azulejo português.
Na área central da cidade, fica a Igreja e Torre dos Clérigos, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade. No local, fica também a Livraria Lello, de onde a escritora J.K.Rowling tirou inspiração para criar alguns cenários do primeiro livro de Harry Potter. A livraria é relativamente pequena, a fila é grande para entrar, mas vale a foto. É como entrar no mundo de Harry Potter.
Porto, inegavelmente, é uma cidade especial, com varandas floridas, cantinhos a se descobrir em cada viagem. Aliás, o país português é assim… São tantas as opções, que exigem várias incursões para poder explorar todas elas.
ÁREAS PARA VISITAÇÃO
Em Lisboa:
- Região da Baixa – lojas, bares e restaurantes modernos e agitados
- Alfama – bares e restaurantes com apresentação de fado, como a Tasca do Chico
- Chiado e Bairro Alto – restaurantes com apresentação de fado, como a Adega Machado
- Cais do Sodré – Mercado da Ribeira
- Belém – Torre de Belém, Padrão do Descobrimento, Mosteiro dos Jerônimos, túmulo de Luís Vaz de Camões, Centro Cultural de Belém, museus Nacional de Arqueologia, da Marinha e de Arte, Arquitetura e Tecnologia e a tradicional Pastelaria de Belém.
- Parque das Nações – Oceanário de Lisboa e o teleférico
Em Sintra:
- Palácio da Pena
- Castelo dos Mouros
- Quinta da Regaleira
Em Cascais:
- Centro histórico
- Praias
Em Nazaré:
- Forte de São Miguel Arcanjo
- Farol do Forte
Em Porto:
- Cais da Ribeira
- Vila Nova de Gaia
- Tour das 6 Ponte
- Praça da Liberdade
- Igreja e Torre dos Clérigos
- Livraria Lello