Margareth Queiroz
margarethqueiroz@canaltres.com.br
MANAUS – | Situada na costa atlântica da Colômbia, a cidade de Cartagena das Índias, Patrimônio Mundial pela Unesco, é roteiro turístico para quem gosta de boas praias, com visual paradisíaco, locais acolhedores e que respiram história. Pelas ruas, os casarões coloridos dão um charme especial e os bares e restaurantes são um convite para experimentar a culinária local.
A cidade foi inspiração para pelo menos três livros de Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura. São eles: “Ninguém Escreve ao Coronel”, de 1961, “O Amor nos Tempos do Cólera”, de 1985, e “Do amor e outros demônios”, de 1994. “O Amor nos Tempos do Cólera” foi transformado em filme, dirigido por Mike Newell e rodado inteiramente em Cartagena, tendo no elenco o espanhol Javier Bardem e a brasileira Fernanda Montenegro.
Em Cartagena, Gabo, como era chamado pelos amigos, começou a escrever “Cem Anos de Solidão”, romance publicado em 1967 e que o consagrou como um dos mais importantes escritores da literatura contemporânea mundial.
O escritor nasceu na cidade colombiana Aracataca, mas viveu alguns anos em Cartagena. A casa onde morou é ponto de referência no centro histórico da cidade, embora não seja aberta à visitação. Das muralhas, é possível observá-la e imaginá-lo na varanda do andar superior mirando o mar e, quem sabe, ali escrevendo os seus romances.
As cinzas do escritor estão depositadas no Claustro de La Merced, espaço pertencente à Universidade de Cartagena, localizado a 450 metros da casa em que ele morou, e onde tem um busto em sua homenagem.
Cartagena tem pouco mais de um milhão habitantes e possui, basicamente, dois locais interessantes para hospedagem: a Cidade Amuralhada, parte histórica onde quase tudo remete ao século XVI, e a área de Bocagrande, região mais moderna, para quem preferir ficar perto de praia urbana.
O centro histórico é cercado por uma muralha com 13 quilômetros de extensão, construída no século XVI para proteger a cidade de piratas e corsários. Bocagrande não fica longe da Cidade Amuralhada e a praia do local não é das mais procuradas pelos turistas. As praias com águas cristalinas e areias brancas ficam em ilhas próximas, com acesso por lanchas que saem a toda hora do porto turístico.
Os passeios no centro histórico podem ser feitos a pé ou de bicicleta. É tudo muito perto e são várias as opções de lojinhas no comércio da cidade, assim como bares e restaurantes para todos os bolsos. É também possível ir a pé da Cidade Amuralhada para Bocagrande e vice-versa. São cerca de 3km de distância e um visual deslumbrante para aproveitar no caminho.
Outra dica legal, principalmente para quem quer fazer um tour pela cidade, é a chiva, ônibus que era usado antigamente para transporte de carga e que foi repaginado, colorido, para fins turísticos. O city tour, sempre com saída da Torre do Relógio, inclui parada no Convento de La Popa e no Castelo San Felipe, que são locais mais afastados. À noite, o ônibus se transforma em chiva rumbera, uma espécie de balada itinerante, com músicos tocando rumba e com bebida à vontade, num passeio de quatro horas passando pelas principais atrações da cidade.
Cartagena tem uma grande oferta de restaurantes para quem quer conhecer a culinária colombiana. Um deles é a La Cocina de Pepina, que fica em Getsemani, bairro gastronômico próximo à Cidade Amuralhada. No mesmo bairro tem o restaurante La Casa de Socorro, que tem pratos saborosos à base de camarões, peixes e lagostas.
Para curtir o por do sol, o melhor local é o bar-restaurante Café del Mar, que fica bem próximo ao mar e numa parte alta da Cidade Amuralhada, no Baluarte de Santo Domingo, um dos pontos turísticos mais visitados de Cartagena. O ceviche do cardápio é espetacular.
À noite, todos os caminhos dão no Café Havana, que reina quase absoluto. No espaço, com decoração que remete à Cuba, tem shows com bandas de salsa. Muito bom para dançar e jantar.
Durante o dia, tem vários museus para visitar. O Museu do Ouro, o Naval e o das Esmeraldas são alguns exemplos. A Catedral de San Pedro Claver também é ponto de visitação turística.
Para conhecer as paradisíacas ilhas do mar do Caribe reserve alguns dias. São 27 ilhas que compõem o Arquipélago do Rosário. A Playa Blanca, na Isla Barú, é a praia mais famosa e tem local para hospedagem. Nas praias, tem serviço de massagem, mergulho etc. No passeio para as ilhas tem a opção de conhecer, no caminho, o Oceanário, que abriga peixes, tartarugas e golfinhos.
Cartagena é um lugar de muita contemplação e beleza. Uma boa pedida para ir em qualquer período do ano, principalmente quando a pandemia de Covid-19 permitir a retomada da normalidade do fluxo turístico.