Brasil Sem Fome: governo lança programa para tirar país do mapa da fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu início ao programa “Brasil sem fome”, em decreto assinado em Teresina, no Piauí, nessa quinta-feira (31). O novo projeto governamental tem como objetivo retirar o país no mapa da fome até 2030.

Além disso, também são metas do programa reduzir as taxas totais de pobreza do Brasil e reduzir a insegurança alimentar e nutricional.

“O problema não é falta de comida, não é falta de plantar. O problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso à comida. A gente só vai acabar com a fome de verdade ao garantir que todo trabalhador tenha emprego e salário, para comprar o que quiser”, declarou o presidente.

Lula também afirmou que o programa, assim como o Bolsa Família, não representa uma solução permanente, mas sim uma medida de “caráter quase urgente” para assistir às pessoas em maior necessidade até que sejam feitas as correções necessárias de forma definitiva.

O presidente ainda criticou a desigualdade social do Brasil, pontuando que o retorno do país ao mapa da fome é provocado por ela.

“A riqueza produzida neste país não é repartida em igualdade de condições. Alguns podem comer dez vezes por dia, e outros ficam dez dias sem comer. É isso que está errado e precisamos corrigir”, disse.

Ainda na cerimônia de lançamento do decreto, Lula afirmou que a fome não deveria acontecer no Brasil porque ele é “um país rico, que tem muita terra, é o terceiro maior produtor de grãos do mundo, o primeiro produtor de proteína animal do mundo. Qual a explicação para ter 33 milhões de pessoas passando fome?”, questionou.

O Brasil Sem Fome garante, por exemplo, R$ 25 milhões para compra de alimentos de agricultura familiar para abastecer mais de 1.000 cozinhas solidárias em 25 estados do país e no Distrito Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui