Bolsa Família: CPF irregular bloqueia benefício a partir de janeiro

Beneficiários que não regularizem a situação do documento em até seis meses terão o benefício cessado de forma definitiva.

Milhares de famílias de baixa renda correm o risco de perder os pagamentos do Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do país. A partir deste mês de janeiro, inconsistências nos dados do CPF podem levar à suspensão do benefício.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome alerta que, caso a regularização do documento não seja realizada em até seis meses, os pagamentos serão cancelados permanentemente. O objetivo é direcionar o benefício para aqueles que verdadeiramente necessitam.

As famílias que possuem alguma pendência no CPF foram notificadas a respeito e receberam direcionamentos para regularizar a situação documental. As orientações foram encaminhadas por meio do extrato de pagamento do Bolsa Família, do aplicativo do programa e do app Caixa Tem.

A coordenação estadual do projeto deverá oferecer suporte aos municípios que necessitam de esclarecimentos sobre os procedimentos, além de orientar os beneficiários com questões irregulares. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem buscar assistência pelos canais de atendimento do MSD, como o número de telefone 121 e o website do ministério.

Como resolver irregularidades no CPF?

Quem precisa resolver alguma pendência do CPF no CadÚnico (Cadastro Único) deve procurar a Receita Federal e, após a regularização, atualizar os dados no sistema do governo. Após esse processo, a remoção da pendência ocorrerá automaticamente no Sibec (Sistema de Benefícios ao Cidadão).

Veja o passo a passo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em “Meu CPF”;
  • Acesse o serviço “Atualizar CPF”;
  • Toque no item “Etapas para realização do serviço”;
  • Após verificar a situação do documento, siga os passos indicados para enviar os documentos à Receita e finalizar o processo. Na maioria das vezes, a atualização pelo site corrige o problema na hora.

Bolsa Família 2024

O programa social atende famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa com um benefício mínimo de R$ 600 por mês. Para receber, também é necessário cumprir exigências como manter a frequência escolar dos filhos, realizar o acompanhamento pré-natal para gestantes, entre outras.

O calendário de pagamentos do programa já retornou e novos repasses estão previstos para janeiro, seguindo a ordem do final do NIS (Número de Identificação Social) dos aprovados.

Confira as datas de depósito do Bolsa Família em 2024:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui