Ciclistas e artistas organizam “bicicletada” em homenagem à artista Julieta Hernández

Em Manaus, o ato será a partir das 17h30 com concentração no Largo São Sebastião no Centro.

0
202

Mais de 70 cidades brasileiras e de países como Portugal, Argentina, México, França e Paraguai anunciaram homenagens à artista circense venezuelana Julieta Hernández (38), nesta sexta-feira (12).

Além do repúdio à violência contra as mulheres no país, a bicicletada ressalta a obra em memória da Palhaça Jujuba, desaparecida desde 23 de dezembro e que teve seu corpo encontrado na última sexta-feira na zona rural do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, (a 125km da capital).

Julieta também era conhecida como Palhaça Miss Jujuba. (Foto: Divulgação)

As investigações apontam que Julieta tenha sido vítima de tortura, agressões, abuso sexual e latrocínio. Ainda há suspeita de que ela foi enterrada viva, depois de ter o corpo queimado.

O artista circense pernambucano Allan Barros, conhecido como Palhaço Salsicha, relembra dos momentos que viveu com Julieta durante a programação do Festival Chama Violeta, no sertão de Pernambuco. “Nos encontramos no Chama Violeta, ela estava produzindo bonecos e ajudando na organização do evento. Foram dias incríveis de muita comunhão entre artistas”, lembra.

Sobre o ato, Allan reforça a necessidade de uma mobilização coletiva a favor dos direitos das mulheres, sobretudo levar adiante o que Julieta acreditava: um mundo mais justo, livre, sem misoginia.

“Precisamos gerar um impacto na sociedade como um todo, especialmente os governantes  e principalmente no tocante a sua liberdade de ir e vir sem sofrer riscos. Garantir mais proteção a essa vida nômade de trabalhar e viver, para que possamos realizar nossos sonhos, levarmos nossa arte sem fronteiras”, acrescenta.

Julieta chegou ao Brasil em 2016 e viveu no Rio de Janeiro por três anos. Em 2019, em cima da Carnavalita (como chamava sua bicicleta), começou uma cicloviagem em direção ao Nordeste e Norte a fim de se aprofundar mais sobre a cultura do interior do país.

As bicicletadas marcam o mesmo dia em que o corpo da artista e cicloativista chegará à cidade venezuelana de Porto Ordaz, onde será velado. O velório de Julieta está acontecendo neste momento na Funerária Recanto da Paz localizada na Avenida das Torres.

Clique aqui para lista das cidades com Bicicletadas confirmadas.

A organização dos atos “Bicicletada por Julieta” também promove uma campanha on-line para arrecadar ajuda financeira à família da artista. As doações podem ser feitas via PayPal para a irmã de Julieta em sophialarouge@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui