Barbenheimer: a explosão rosa do mercado cinematográfico

O que os filmes Barbie e Oppenheimer têm em comum? O primeiro é uma sátira feminista criativa sobre a boneca mais famosa de todos os tempos. O segundo conta a história da mente brilhante por trás da criação da primeira bomba atômica. Mais diferentes, impossível. Mas dentro dessas diferenças, está escondida uma pequena semelhança: a data de lançamento dos dois.

Esse mero detalhe foi o estopim para que a internet começasse a criar memes unindo os dois mundos, como se eles fossem um só. Rapidamente, a hashtag #Barbenheimer se tornou viral, sendo repostada mais de 100 mil vezes e atraindo a atenção até das produtoras dos filmes, a Warner Bros e a Universal Studios, que também entraram na “brincadeira”, criando as suas próprias versões dos memes.

Tudo isso acabou se transformando em uma campanha de marketing totalmente inesperada, que resultou em um estrondoso sucesso de bilheteria para os dois filmes. Até aí tudo bem. Quem não curte uma boa campanha viral de marketing, né? Ainda mais assim, sem gastar um centavo. Mas no Japão a história foi um pouco diferente. Lá, do outro lado do mundo, a campanha foi considerada totalmente ofensiva e desrespeitosa.

O país já estava boicotando o lançamento de Oppenheimer, porque o filme revive um dos momentos mais marcantes da história mundial, principalmente pra eles, já que as duas bombas atômicas americanas, lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, mataram em torno de 200 mil japoneses.

Com o fato da Barbie ter se juntado à conversa, tratando o assunto como humor e transformando o tema da bomba em piada mundial, a polêmica só se fortaleceu. Não é pra menos. Ainda mais porque, nos próximos dias 6 e 9 de agosto, os bombardeios completam 78 anos. Então, tudo veio junto à tona.

A conta oficial da Warner Bros dos EUA teve que pedir desculpas publicamente aos japoneses pela forma como a campanha foi conduzida, se arrependendo dos posts insensíveis, que foram rapidamente apagados. Assumiram o erro e colocaram o rabo entre as pernas.

Mas, apesar de toda a polêmica, o sucesso dos filmes é inegável e continua conquistando audiências no mundo inteiro. Mais de 700 milhões de euros já entraram na conta da boneca americana, enquanto a biografia do físico está chegando aos 400 milhões. O sucesso de bilheteria dos dois filmes no Japão ainda não pôde ser calculado. Enquanto a Barbie espera sua estreia nos cinemas nipônicos dia 11 de agosto, Oppenheimer continua sem ter nenhuma data de lançamento anunciada no país.

(Artigo Publicado originalmente no Portal A crítica)

Yan Bártholo
Yan Bártholo
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela UniNorte. Formado em Redação Publicitária pela Miami Ad School/RJ. Premiado pelo Andy Awards NYC, Effie Awards México, El Ojo de Iberoamerica, FIAP, Young Lions México, Círculo Creativo de México, Colunistas RJ y Wave Festival RJ. Passou pela agência Ogilvy & Mather México, VMLY&R México e Only If-The How Company. Atualmente, é Diretor de Criação da agência Nau Brands.

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