Aumento de casos de Influenza em Manaus pode ter relação com adesão abaixo da meta na campanha de vacinação, este ano

Aumento de casos foi registrado principalmente nas últimas semanas. Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Vanessa Bayma

vanessabayma@canaltres.com.br

MANAUS – | A adesão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinação contra Influenza pode ajudar a explicar o aumento de casos de gripe em Manaus, além do esperado para o período. A capital amazonense registrou 309 casos entre 13 de outubro e 13 de dezembro, número que preocupa as autoridades de saúde, pela tendência de crescimento em função do período chuvoso, normalmente propício à circulação de vírus respiratórios.

A demanda por atendimento nos postos de saúde cresceu em Manaus, assim como a procura por vacina contra Influenza nas clínicas privadas, pelas pessoas que deixaram de se imunizar gratuitamente, no período da campanha promovida pelo MS, este ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que a vacinação contra Influenza, durante a campanha, só alcançou as metas estabelecidas em dois grupos prioritários. E, agora, não há mais vacina disponível nas unidades públicas de saúde. Somente nas clínicas particulares.

De acordo com a médica e diretora da Clínica Vacinar, Amanda Alecrim, o aumento dos casos de Influenza é um reflexo da baixa vacinação e a procura por imunização, nesse momento, está sendo muito maior do que o esperado. “A saída diária da vacina contra a gripe, este mês, supera o total do que vendemos em dezembro do ano passado. Um aumento de mais de 80% para o período”, informou a diretora.

Segundo Amanda Alecrim, não é comum o aumento da procura pelo imunizante no mês de dezembro, já que a campanha de vacinação ocorre anualmente no primeiro semestre. No período da campanha, disse ela, a procura pela vacina foi muito baixa também nas clínicas privadas. “As pessoas estavam na expectativa da vacina contra a Covid-19. Havia uma exigência do Ministério da Saúde para que houvesse intervalo entre essas vacinas. Isso hoje já mudou, o que facilita muito para a gente organizar o calendário vacinal. Pode tomar no mesmo dia, se quiser”, informou a diretora da Clínica Vacinar.

A mudança com relação a essa exigência foi feita em nota técnica do MS, emitida em 28 de setembro, liberando para aplicação das duas vacinas – contra Influenza e Covid-19 – no mesmo dia. Antes, era necessário um intervalo de 14 dias entre uma dose e outra.

A médica conta que a Clínica Vacinar realizou “busca ativa” dos clientes desde o mês de outubro, para a vacina contra a Influenza. “Estamos buscando essas pessoas que ainda não se vacinaram, porque a única forma que a gente tem de conter a circulação do vírus da gripe, assim como qualquer outro, é com a vacinação e medidas preventivas, que já estamos fazendo”, observou a médica.

Amanda Alecrim explica que mais vírus respiratórios estão circulando nesse momento, principalmente por ser período sazonal, época do “inverno amazônico” na cidade. “Entrou o H3N2 e a gente tem esse aumento de casos, uma epidemia no Rio de Janeiro e aqui em Manaus apontando para um surto de gripe”.

Sintomas mais leves

O pediatra Mário Noel, médico responsável pela Clínica Med+ Vacina, destaca que foi necessário fazer um novo pedido de estoque para o estabelecimento. “A demanda aumentou 100% nesse período. Acredito que, na pandemia, as pessoas pensaram na vacina contra Covid e esqueceram que a da Influenza também é importante e não tomaram. Quem tomou, pode pegar, mas os sintomas são mais leves”, explicou, citando a semelhança com a vacina contra a Covid-19, que não impede a doença, mas evita os sintomas mais críticos e hospitalizações.

Com clínica também em Santarém, ele conta que a procura pelo imunizante também aumentou na cidade paraense. Em Manaus, segundo ele, empresas estão contratando a clínica para aplicar a vacina nos funcionários, como forma de evitar que mais pessoas adoeçam.

“Começou no Rio de Janeiro, agora em São Paulo, também em Belo Horizonte e Manaus está sentindo muito. É importante que as pessoas saibam que agora não existe mais esse intervalo entre a vacina da gripe e da Covid. E que, mesmo gripado, desde que não tenha febre, é possível tomar a vacina”, informa o médico, ressaltando que as pessoas que receberam o imunizante há mais de seis meses também podem tomar uma dose extra.

Na Clínica Mais Vacina, bebês, crianças e idosos têm sido imunizados principalmente em casa. A demanda tem sido de todas as idades, assim como na Clínica Vacinar. Em ambas, ainda é possível encontrar imunizantes disponíveis.

Campanha 2021

De acordo com a Semsa, este ano a campanha de imunização contra a Influenza teve início no dia 12 de abril, época em que já ocorria a vacinação contra a Covid-19. A campanha foi estendida até o mês de agosto e a meta era imunizar cerca de 642.003 pessoas de 17 grupos prioritários em Manaus, sendo gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Somente dois grupos alcançaram as metas: puérperas (109,60%) e indígenas (93,17%). No caso de crianças de 0 a 6 anos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que apenas 78,1% do público-alvo foi alcançado. Os idosos ficaram em 79,9%. Como sobraram doses, a vacinação foi aberta ao público em geral, em agosto.

Vanessa Bayma
Vanessa Bayma
Jornalista manauara com experiência de mais de 10 anos em jornal impresso. Passou pelas redações de A Crítica e Manaus Hoje como repórter e editora. Fez parte da assessoria de comunicação da Alfândega da Receita Federal. Gosta de ouvir pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui