Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos, em Gramado

Nesta terça-feira (15),a atriz brasileira Léa Garcia faleceu aos 90 anos de idade. A confirmação confirmada por meio das redes sociais da família da artista. Léa Garcia estava na cidade de Gramado, onde iria receber o Troféu Oscarito hoje à noite, no Festival de Cinema de Gramado, a mais tradicional honraria do Festival.

“É com pesar que nós, familiares, informamos o falecimento agora na cidade de Gramado no Festival de Cinema de Gramada da nossa amada Léa Garcia”, descreveu a publicação. Segundo o filho e empresário de Léa, Marcelo Garcia, ela teve um infarto.

A atriz possuía no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, e continuava no pleno exercício da profissão. Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

Na televisão, Léa iniciou a sua caminhada em 1950, quando ainda tinha 17 anos, na extinta TV Tupi, e se mudou para a Globo em 1970. Um dos personagens mais marcantes da atriz foi Rosa, em Escrava Isaura (1976), quando se tornou uma referência para artistas negros.

Léa Garcia ganhou os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Gramado, em 2004, por As Filhas do Vento, e foi agraciada com um prêmio no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, em 2013, por Acalanto, entre outras estatuetas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui