ARMANDO FELICIDADE: Rui Machado e Chico da Silva fazem homenagem ao bar mais cult de Manaus

Chico e Rui no estúdio de gravação do samba Armando Felicidade. FOTO: Divulgação.

Jacira Oliveira/Especial para o Canal Três

MANAUS – | Manauara que se preze – ou quem não é manauara, mas adotou a cidade – e que gosta de lugares boêmios, emblemáticos e também de se misturar a todas as tribos, com certeza tem escrito no portfólio da vida uma história no Bar do Armando, considerado o mais cult e mais emblemático da cidade, localizado em um entorno histórico com o Teatro Amazonas, a igreja e a praça São Sebastião, que compõem o Largo São Sebastião.

São ao menos seis gerações de artistas entre poetas, músicos, escritores, políticos e profissionais como jornalistas, professores, servidores públicos de vários segmentos, que deixaram suas digitais ali e, ao mesmo tempo, levaram para a vida algumas lições, boas ou más e algum ou outro “porre” monumental.

Tombado como Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade, o bar tem como fundadores os também emblemáticos portugueses Armando e Lourdes Soeiro. Deu origem à Banda da Bica, de carnaval de rua; já foi homenageado no Carnaval de Manaus (o Bar e seu criador) por duas escolas de samba da cidade e, a atualmente, é administrado pela filha do casal, Cláudia Soeiro.

Essa história de amor ganhou nova versão, desta vez com letra de Rui Machado, que também é artista plástico, e música de Chico da Silva. O samba “Armando Felicidade” já está disponível no YouTube (canal de Rui Machado), mas terá lançamento oficial na próxima quinta-feira (26/5), às 20h30, e é claro que o local é o Bar do Armando.

O samba foi gravado por Luccio Flávio, com direção artística de Chico da Silva e Edu do Banjo, direção musical, arranjo e regência de Dudu Brasil, no Estúdio S3 Produções Musicais. E já ganhou outra gravação, dessa vez interpretada pelo grupo “Elas Cantam Samba, integrado por Márcia Siqueira, Lucilene Castro e Cláudia Trindade.

A pareceria que rendeu mais uma homenagem ao Bar do Armando. FOTO: Divulgação.

Rui Machado conta que fazer o samba em homenagem ao Bar do Armando é um sonho antigo, por sua paixão pelo local e também o laço de amizade que o une à família. A decisão foi tomada há dois anos, um pouco antes do desfile de uma escola de samba. “Fomos desfilar no Sambódromo, na escola Beija-flor do Norte, que estava homenageando a família Brasil (Edu e Dudu) com um samba enredo lindíssimo, feito por mim, Chico da Silva, Junior Rodrigues e Mariozinho. E conversa vai, conversa vem, eu prometi fazer a música”.

Rui escreveu a letra e depois convidou Chico da Silva para compor a música. “Eu escrevi com o coração tudo que eu já vi e vivi no bar. O Chico, com sua genialidade, colocou a melodia e o resultado final está lindo e eu estou emocionado com a aceitação do público e a repercussão do trabalho”, conta Rui.
Chico da Silva, do alto de sua humildade, fala que o mérito da letra é de Rui Machado e que ele é “apenas” o autor da música. “Eu coloquei a melodia e mexi muito pouco na letra, mas para adequar à harmonia, para adequar à parte rítmica”, disse. “É uma letra muito bonita e inspiradora, foi muito bom fazer esse trabalho, tem muito sentimento e eu tentei fortalecer isso na música”, explicou o compositor amazonense.

Ele conta, ainda, que o trabalho com Edu e Dudu, na parte de direção e produção artística, foi bastante harmonioso, o que conseguiu dar um produto final de grande qualidade. “Ficou muito legal, gostei muito do resultado. É maravilhoso esse envolvimento”, disse.

A letra do samba de Rui Machado e Chico da Silva fala do sentimento despertado pelo bar do Armando – é verbo, é sujeito, que aprendemos conjugar, o bar que trazemos no peito, espaço perfeito, pra gente se alegrar. Em outro trecho, destaca o encontro das águas do Tejo, Douro (portugueses) e Amazonas que se torna realidade no Bar do Armando e o reforço: é amor, é sentimento, Armando felicidade, Armando nesta cidade é tradição popular.

O Bar do Armando está localizado no Centro Histórico de Manaus e mantém o estilo boteco. FOTO: Reprodução.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bar do Armando.
    Com orgulho declaro q o Sr.Armando recentemente chegado de Portugal, escolheu o querido bairro de Aparecida na década de 1940.Comento ainda criança presenciei o bar do Armando inaugurado na esquina da rua Gustavo Sampaio com. rua Xavier de Mendonça.
    Foram anos até acontecer a mudança para o Largo São Sebastião.
    Hoje sua família continua com a meesma garra do saudoso Armando e complementando ali sempre presentes os ilustres Amazonenses levando cultura como Rui Machado, Edu do Banjo, Chico da Silva e tantos outros.
    PARABÉNS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui