Conforme divulgado pelo Comando de Policiamento do Interior, nesta terça-feira (09/01), foram registrados princípios de rebelião na Unidade Prisional de Itacoatiara, região Metropolitana de Manaus, e outro no município de Maués.
Em Itacoatira, o tumulto teve início quando os detentos incendiaram colchões como forma de protesto contra as condições dentro da instituição prisional. Os presidiários reclamam da qualidade da alimentação, a escassez de água e a superpopulação nas celas, sendo estes os principais catalisadores da revolta.
Até o momento, não havia informação de reféns ou feridos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informou que “policiais militares do 2º Batalhão de Itacoatiara foram acionados de pronto para conter a ocorrência, bem como um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão”.
Já no município de Maués, segundo informações da polícia, o princípio do motim ocorreu pela manhã, iniciado por uma briga entre dois detentos, que pertencem a facções criminosas rivais.
Conforme relatório policial, durante a inspeção na penitenciária, foram encontrados vários itens cortantes, incluindo facas, pedaços de ferro afiados e tesouras, juntamente com um celular e um carregador.
Os dois presidiários feridos na briga foram levados ao Hospital Geral Raimunda Francisca Dinelly, na cidade.
A Seap informou ainda que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias dos motins.