Amazonas registra aumento de casos de Covid-19 e Vigilância faz alerta à população

Ainda não foi registrada no estado a subvariante da Ômicrom, Éris.

Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a partir do início de agosto os casos de Covid-19 vem aumentando no Amazonas. Já na última semana do mês, os registros da doença mais que dobraram.

De acordo com a FVS-RCP, nos últimos 15 dias (16 a 30 de agosto), o Amazonas apresentou 321 casos de Covid-19, sendo observado aumento considerável nesta última semana se comparado à anterior. Foram 55 casos na semana passada e 171 nesta semana, conforme o Painel Semanal da Covid-19 no Amazonas divulgado semanalmente, com média de 11 internações por dia.

Conforme o último painel epidemiológico semanal, com os 171 novos casos registrados, o Amazonas totaliza 637.613 casos da doença. Mesmo com o aumento, o estado não registra mortes pela doença desde o início de agosto.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, desde 2020, a Fundação realiza de forma ininterrupta o serviço de vigilância genômica de vírus respiratórios, incluindo suas variantes e sub variantes da Covid-19.

Tatyana também alerta para a importância de atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19.

“A vacinação está disponível pelas secretarias municipais de saúde para pessoas a partir de 6 meses de idade. As medidas de prevenção individuais e coletivas são as mesmas para todos os tipos de vírus respiratórios, independentemente de suas variantes ou sub-variantes, no caso da Covid-19”, disse.


Vacinação

A vacinação contra a doença continua ativa no Amazonas e, nesta semana, está sendo oferecida em unidades de saúde de Manaus. Os postos da capital podem ser consultados neste link direto bit.ly/localvacinacovid19.

Ainda de acordo os dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI), 9.532.889 doses foram aplicadas em todo o Amazonas, até o dia 30 de agosto, sendo 3.497.198 de primeira dose, 2.948.994 de segunda dose, 78.130 com dose única, 1.903.086 de 1ª dose de reforço, 751.679 de 2ª dose de reforço e 12.987 de dose adicional para os imunossuprimidos, além de 340.815 doses de vacina bivalente. 

O detalhamento sobre a vacinação está disponível no site: https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/75/2


Subvariante Éris

Segundo a FVS-RCP, o aumento da circulação da Éris, uma subvariante da Ômicron, é um dos fatores apontados para o aumento dos casos no país, mas no Amazonas ela ainda não foi identificada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5, denominada popularmente como “Éris”, foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano. Desde então, tem se espalhado rapidamente pelo mundo, com casos relatados em mais de 50 países. A nova cepa já circula em países como Estados Unidos e China.

Ainda conforme a OMS, a Éris foi classificada como “variante de interesse”. A autoridade sanitária mundial informou que a subvariante é mais transmissível que as outras, mas não parece representar um risco maior à saúde pública. Não há evidências de que cause quadros mais graves do que outras variantes que circulam no momento.


Novos casos da Éris são registrados no país

O Ministério da Saúde confirmou quatro casos da subvariante Éris, no Brasil, até 31 de agosto. Um dos casos é de um homem de 46 anos, que mora na cidade do Rio de Janeiro. Ele não possui histórico de viagens recentes, mas não está completamente vacinado contra a doença.

A taxa de casos positivos para todas as cepas do coronavírus também aumentou no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de positividade teve aumento de 7 pontos percentuais.

Relatórios divulgados pela Fiocruz mostram que apenas 15% do público alvo aderiu à vacina bivalente e confirma que o Brasil enfrenta uma sazonalidade em relação ao esquema vacinal. As evidências disponíveis não sugerem que a nova cepa apresente ou determine riscos adicionais à saúde pública, no entanto, o cenário caracteriza seu avanço pela baixa adesão de esquema vacinal bivalente no país.

Para mais informações sobre notificações de novos casos, calendário de vacinas que protegem contra a Covid-19 e outras variantes, acesse o site oficial do Ministério da Saúde: www.gov.br/saude/pt-br .

Ana Patrícia
Ana Patrícia
Jornalista em formação, com experiência em portais e assessoria de imprensa. Apaixonada por ouvir e contar histórias. Pseudo-cinéfila e constante entusiasta de Christopher Nolan e David Fincher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui