O Dia Nacional da Coleta de Alimentos, celebrado em 11 de novembro, é uma data que merece destaque em nossos calendários. Neste dia, voluntários, organizações sem fins lucrativos, empresas e comunidades se unem para arrecadar e distribuir alimentos, ajudando a combater a insegurança alimentar, problema que afetam milhares de pessoas.
No dia 11, das 8h às 18h, a ação conta com a ajuda de voluntários para a distribuição dos alimentos a várias instituições e comunidades carentes de Manaus ligadas ao Mesa Brasil, Banco Alimentar do SESC/AM. No dia da ação, redes de supermercados serão pontos fixos para a Coleta. São eles:
- Supermercado Atack – Coroado
- Supermercado Atack – Av. das Torres
- Hiper DB – Paraíba
- Hiper DB – Ponta Negra
- DB Cidade Nova (sumaúma)
- Hiper DB – Av. Max Teixeira
- Hiper DB – Parque 10
Todas as doações são recebidas por voluntários devidamente uniformizados pela Coleta de Alimentos nos supermercados participantes. No mesmo dia, as doações são encaixotadas por gêneros alimentícios e entregues ao caminhão do Mesa Brasil, que passa no supermercado para receber as doações.
Em Manaus, esta é a 15ª edição da Coleta. Ao longo dos anos, a ação já arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos na capital. “As doações são destinadas a instituições com maior grau de vulnerabilidade, levando em consideração as necessidades emergentes”, disse a coordenadora da Coleta de Manaus e da regional Norte, Ana Fróes.
Segundo a coordenadora, a meta deste ano é arrecadar 4 toneladas em Manaus e 110 toneladas de alimentos em todo o Brasil. Todas as doações serão entregues a instruções carentes credenciadas ao Mesa Brasil do SESC/AM, são elas:
Instituto Solidários da Amazônia
Instituto Abílio Pontes
Associação Semeando Integração a Cidadania – ASIC
ASMOVIM
Instituto Cauê Tinoco
Clube de Mães Unidas do Castanheira
Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos
“Ano passado, conseguimos 97 toneladas pelo país. Estamos fazendo a Coleta em 230 supermercados, presentes em cinquenta cidades, através do trabalho de cerca de 3 mil voluntários em todo o país. Em Manaus, o Banco de Alimentos é o Mesa Brasil, do SESC, que possui mais de 260 instituições sociais entre creches, escolas, abrigos e Associações Comunitárias na cidade”.
A coordenadora da ação explica que além da ajuda objetiva, existe também uma proposta educativa no gesto, tanto para o papel dos voluntários que fazem a Coleta, quanto para quem é convidado a doar.
“A proposta de fazer a caridade, de perceber o outro como igual, com as mesmas necessidades, de nutrição, reconhecimento e de amor”, disse Ana Fróes.
Propósito da Coleta
O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é uma ocasião anual de arrecadação de alimentos, aonde voluntários se disponibilizam a ficar em alguns supermercados parceiros nas cidades participantes, convidando os clientes a doarem alimentos às instituições carentes da própria cidade.
No Brasil, a ação acontece desde 2006 (em Manaus desde 2008), tendo arrecadado cerca de 1.800 toneladas de alimentos ao longo dos anos, com a participação de mais de 71 mil voluntários, beneficiando cerca de 20.000 pessoas ao ano.
“Nosso propósito todos os anos é educar a nós e todos os envolvidos na Coleta, a perceber as próprias necessidades, dentre elas a necessidade básica do alimento. Quando percebemos a própria necessidade, podemos olhar o próximo com outro olhar”, disse Ana Fróes.
Os interessados em realizar doações maiores e/ou serem voluntarios para atuar no dia da Coleta, podem entrar em contato pelo WhatsApp: 92 98196-5665 ou pelas redes sociais @coletadealimentos no Instagram ou no Facebook.