DA REDAÇÃO
MANAUS – | O governador Wilson Lima continua confiante de que conseguirá fechar um acordo com o presidente Jair Bolsonaro para salvaguardar a competitividade da Zona Franca de Manaus, diante republicação do decreto que reduz em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no País.
Mesmo após anunciar que iria recorrer ao Supremo para derrubar o decreto, Lima mantém conversas com integrantes do governo para evitar ir às vias de fato.
Em nota, o Governo do Amazonas diz “ter intensificado as discussões com o Governo Federal para uma solução para manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus frente à mudança na cobrança da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no país”.
De acordo com a nota, o governador Wilson Lima esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, na segunda-feira (18/09), e deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro até a próxima semana para tratar do tema. Para o governador, de acordo com a nota, nenhuma solução deve ser descartada.
“A ação judicial do Governo do Estado para assegurar a manutenção das garantias constitucionais está pronta, mas o diálogo continua aberto, com a sinalização do presidente Bolsonaro de que vai garantir os interesses da Zona Franca e a competitividade do Polo Industrial de Manaus”, diz a nota.
“A gente não descarta nenhuma possibilidade estratégica para que a gente possa ter as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, garantindo a competitividade das empresas que estão no Distrito Industrial e, sobretudo, garantindo o emprego de homens e mulheres que dependem disso para sustentar suas famílias”, afirmou o governador na nota distribuída pela Secretaria de Comunicação (Secom).